Oiça este artigo aqui:
Presente há 23 anos no mercado português, o Burger King abriu o seu primeiro restaurante em Lisboa, no centro Comercial Colombo em 2001. No final de 2024 a marca ultrapassou o marco histórico dos 200 restaurantes em Portugal e tem uma equipa de cerca de 5000 colaboradores.
2024 foi marcado pela abertura de 15 restaurantes Burger King em Portugal, com o distrito de Porto e Lisboa a liderarem este crescimento, com 5 e 6 restaurantes, respetivamente. Aveiro, Faro, Coimbra e Guarda foram os outros distritos contemplados com aberturas.
A Restaurant Brands Europe detém mais de 90% dos restaurantes Burger King em Portugal e a empresa registou um aumento de faturação superior a 6% face a 2023, com mais de 250M€.
Reforçar a estratégia de expansão
Para 2025 o Burger King Portugal prevê manter a estratégia que tem vindo a ser implementada no mercado nacional, procurando inovar continuamente para oferecer o melhor produto e serviço, de acordo com as expetativas dos consumidores portugueses.
Manter uma maior proximidade com o consumidor é outra das premissas da marca que, através de uma estratégia de expansão e crescimento descentralizada, irá continuar a apostar na abertura de restaurantes, não só em grandes centros urbanos, mas também em pequenas e médias cidades, promovendo o crescimento económico local através da criação de postos de trabalho.
O modelo Free Standing veio para ficar com o investimento da marca na criação de espaços maiores e mais agradáveis para os clientes, como as esplanadas e zonas infantis que proporcionam experiências não só aos mais pequenos, mas também a toda a família. 9
5% das aberturas apostaram neste modelo de proximidade, mais acessível, confortável e com serviços como o Home Delivery, Drive Thru, pensados para responder às diferentes formas de consumo e mantendo bem viva a essência do Burger King, expressa desde a década de 70, através do seu slogan “Have it Your Way”.
2024: um ano cheio de novidades
2024 foi o ano de celebrar o Whopper na sua melhor versão de sempre que aumentou a temperatura de confeção, para garantir uma maior satisfação do cliente e uma experiência de sabor mais intensa. Portugal, a par com Espanha, foi o primeiro mercado a implementar “o melhor Whopper de sempre”.
Os apreciados Queen Cheese, Crazy Bacon, Brutal Bacon e Cheddar Wave regressaram ao menu, mas a marca continuou a inovar, e no que respeita a lançamentos, destacou-se a apresentação do novo King Cheetos Futebolas. Este também foi um ano muito doce marcado pelo regresso do King Fusion Oreo e King Fusion Kit Kat que acabou o ano com uma receita melhorada de toppings.
Ao longo de 2024 o Burger King apresentou novidades nos menus King Jr. com colaborações com Kung Fu Panda, Madagáscar, Garfield, Família Adams e a Barbie e Hot Wheels.
Pelo segundo ano consecutivo, o Whopper Truck viajou pelos festivais de verão em Portugal, levando aos festivaleiros os seus hambúrgueres de eleição enquanto estes assistiam a concertos dos seus artistas favoritos no Rock in Rio, NOS Alive e Meo Marés Vivas.
Dando seguimento à sua estratégia de mobilidade sustentável, em 2024 o Burger King, em parceria com a EDP, instalou postos de carregamento de automóveis elétricos em 90 restaurantes, num projeto que reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono dos seus restaurantes.
O Burger King terminou o ano de 2024 com uma equipa de cerca de 5.000 colaboradores, o que representa a criação de aproximadamente 500 postos de trabalho em várias regiões do país, contribuindo desta forma para o seu crescimento através da geração de postos de trabalho em diversas categorias.