Oiça este artigo aqui:
O Grupo Bosch concluiu a aquisição do negócio residencial e comercial de média e pequena potência em aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) da Johnson Controls, incluindo a joint venture Johnson Controls-Hitachi Air Conditioning, por oito mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros).
A operação, finalizada em 31 de julho de 2025, após um ano de negociações, representa a maior aquisição da história da Bosch.
“Com a maior aquisição da história da nossa empresa, estamos a acelerar o nosso crescimento, a expandir a nossa presença global e a equilibrar o nosso negócio, fortalecendo a nossa tecnologia no setor de Energia e Edifícios – isto torna a Bosch mais poderosa e robusta, em linha com a nossa estratégia corporativa 2030”, afirma Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch.
Com esta aquisição, a divisão Bosch Home Comfort praticamente duplica de dimensão, passando a contar com mais de 25 mil colaboradores e gerando mais de oito mil milhões de euros em vendas. A empresa reforça significativamente a sua presença na América e na Ásia, tornando-se um dos maiores fornecedores globais no mercado AVAC para edifícios residenciais e comerciais de pequena e média potência.
Objetivos ambiciosos até 2030
A divisão Home Comfort da Bosch pretende crescer a um ritmo médio de 5% ao ano até 2030, superando a evolução do próprio mercado global de AVAC.
“A Bosch quer ser uma das empresas líderes em cada uma das suas indústrias até 2030 e está a expandir o seu negócio com investimentos estratégicos em áreas de crescimento. As aquisições fazem parte dessa estratégia”, sublinha Christian Fischer, vice-presidente do conselho de administração. “A atual aquisição complementa perfeitamente o nosso portfólio. Agora podemos oferecer aos nossos clientes toda a gama de tecnologias AVAC, a partir de um único fornecedor e em escala global”.
O negócio inclui investimentos estratégicos e parcerias com fabricantes de componentes, que deverão contribuir positivamente para o desempenho financeiro da divisão. Com um portefólio alargado, que integra agora marcas como Bosch, Buderus, York (EUA) e Hitachi (Ásia), a empresa poderá reforçar os canais de venda e aumentar as receitas.
A compra integrada e o desenvolvimento conjunto de produtos vão também gerar poupanças significativas, cujos efeitos deverão começar a ser visíveis em 2026.
Com a aquisição, a Bosch aumenta a sua capacidade de produção e inovação, passando de 17 para 33 fábricas e de 14 para 26 centros de investigação e desenvolvimento. A integração das novas unidades deverá estar concluída até ao final de 2027.
Aveiro reforça papel estratégico no grupo Bosch
A localização de Aveiro assume um papel estratégico na nova configuração da divisão Bosch Home Comfort, mantendo-se como centro principal para o desenvolvimento e produção de bombas de calor na Europa – tecnologia considerada pela Bosch como essencial para alcançar edifícios neutros em carbono.
O reforço da posição de Aveiro dentro do grupo é visível na continuidade dos investimentos previstos, tanto ao nível da capacidade produtiva como da expansão do portefólio de produtos, consolidando o papel de Portugal na estratégia europeia de transição energética da Bosch.