A BIC Cristal, a esferográfica “mais vendida no mundo“, celebra o seu 70.º aniversário, sendo hoje um produto emblemático que acompanhou o dia-a-dia de muitas gerações, que a utilizaram para escrever, desenhar ou, mesmo, para rebobinar cassetes durante os 80 e 90.
Segundo a marca, é também conhecida como “a esferográfica com o melhor design do mundo” e faz parte da coleção permanente do MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) e também da coleção do Centro Pompidou de Paris. “Ao mesmo tempo, é um dos poucos produtos que podem ser encontrados em quase os lares do mundo e usados por uma infinidade de pessoas. Na verdade, a BIC Cristal é usada por estudantes, escritores e escritoras de reconhecido prestígio, bem como por políticos, governantes, atores e atrizes, jornalistas e em vários atos de escrita realizados por qualquer pessoa no mundo. Seria difícil encontrar alguém que nunca escreveu com uma BIC Cristal“, assegura a marca em comunicado.
Embora quase não tenha mudado em 70 anos, a gama evoluiu para mais de 60 modelos e 15 cores. Para comemorar o aniversário, a BIC planeia um novo lançamento, a nível mundial, na primavera, que representará toda uma inovação para a marca e para a indústria das canetas.
70 anos de história
A história da BIC começa nos subúrbios de Paris, onde Marcel Bich trabalhou, incansavelmente, para desenvolver a esferográfica ideal. Para o fazer, tinha uma visão clara: proporcionar uma experiência de escrita suave e sem esforço.
A sua busca pela perfeição levou-o a ser o primeiro a usar ferramentas de relojoaria de precisão para fabricar canetas. No final do ano de 1950, nasceu a esferográfica BIC Cristal. Desde a sua comercialização que a BIC Cristal não mudou a sua aparência, exceto para integrar o orifício na tampa para evitar risco de asfixia.
“Para conseguir esta excelente qualidade, realizaram-se mais de 70 controlos em todo o processo de fabricação“, garante a marca. O design único da BIC Cristal destaca-se pela sua ponta esférica: cada ponta é polida com pó de diamante, durante cinco dias, para que fique perfeitamente redonda.
Como outras curiosidades, o tubo não é totalmente preenchido, para que a tinta possa expandir-se com o calor, e as BIC Cristal também possuem um orifício no corpo, que cria o mesmo nível de pressão dentro e fora da esferográfica, permitindo que a tinta escorra em direção à ponta.
Além disso, as esferográficas BIC Cristal são reconhecidas como as mais duradouras, pois o comprimento da sua escrita é de três quilómetros.