Oiça este artigo aqui:
A Barcelona Wine Week (BWW) voltará a realizar-se nos pavilhões 1 e 8 do recinto Montjuïc da Fira de Barcelona, consolidando-se como o principal salão do sector vinícola em Espanha. Com uma área de 10.100 metros quadrados, o evento, agendado para 2026, reunirá cerca de 1.300 adegas espanholas – desde grandes marcas até pequenos produtores – e mais de 85 Denominações de Origem e outros selos de qualidade.
O principal objetivo da BWW é impulsionar a competitividade e as oportunidades de negócio das adegas espanholas de qualidade, tanto no mercado nacional como internacional. Segundo Javier Pagès, presidente do salão, “a Barcelona Wine Week é a única feira de vinho espanhol criada com e para o sector”, sublinhando a importância de promover sinergias e novas oportunidades num momento internacionalmente desafiante para a indústria.
O evento contará com a presença de cerca de mil grandes compradores espanhóis, provenientes dos sectores da grande distribuição, comércio especializado e canal Horeca, principais motores da comercialização vinícola em Espanha. Marcas de referência como Alcampo, Consum, Lidl, Makro, HN Hotels, Eurostars, José Andrés Group, Vila Viniteca e Decántalo já marcaram presença em edições anteriores.
Ao nível internacional, a edição de 2026 prevê receber mais de 800 compradores de mercados-chave como Europa, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Suíça, China, sudeste asiático e países do Mercosul, reforçando a posição global do vinho espanhol.
Temas centrais e atividades
O tema central da BWW 2026 será o fator humano, com enfoque no legado histórico e familiar das grandes sagas do sector vitivinícola espanhol. O programa incluirá intervenções de famílias de longa tradição e novas gerações, proporcionando um olhar sobre a transmissão de conhecimento e inovação entre diferentes gerações.
A agenda de atividades abordará tópicos como alternativas ao mercado norte-americano, aplicação da inteligência artificial nas adegas, evolução da prescrição do vinho e a criação de experiências memoráveis no universo do vinho e restauração.
Um dos momentos altos será a cata magistral “10+1 mitos de Jerez”, conduzida pelo jornalista e sommelier Ramón Francàs, promovendo o conhecimento sobre os vinhos de Jerez. Para além da feira, o programa “BWW likes the city” oferecerá experiências e iniciativas que levarão o vinho a vários pontos de Barcelona, graças a parcerias com sectores como comércio, cultura e lazer.
Apoios institucionais e resultados económicos
Desde a sua criação, em 2020, a Barcelona Wine Week conta com o apoio de entidades como a Federação Espanhola do Vinho (FEV), o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA), o ICEX Espanha Exportação e Investimentos, a Conferência Espanhola de Conselhos Reguladores Vitivinícolas (CECRV), a Associação Vinícola Catalã (AVC), a Organização Interprofissional do Vinho de Espanha (OIVE) e a cooperativa bancária Cajamar.
Segundo dados do ICEX relativos a 2024, as exportações de vinho espanhol atingiram um valor total de 3.066,7 milhões de euros, um aumento de 1,6% face ao ano anterior, o que representa mais 49,4 milhões de euros. Estes números refletem o dinamismo do sector e a importância de plataformas como a BWW para potenciar a visibilidade e o crescimento internacional dos vinhos espanhóis.
Expectativas para 2026
A organização estima a presença de mais de 26 mil visitantes profissionais, dos quais 20% internacionais, e a realização de mais de 13.500 reuniões de negócios agendadas.