Oiça este artigo aqui:
A multinacional de logística Dachser deu um novo passo na sua estratégia global de proteção climática ao implementar, em Barcelona, o conceito Dachser Emission-Free Delivery. A iniciativa, que combina camiões e bicicletas de carga 100% elétricos, já está em funcionamento nos códigos postais 08007, 08008 e 08009, que abrangem o Paseo de Gracia e zonas adjacentes.
O projeto faz parte do plano da empresa para transformar a última milha da distribuição urbana em processos mais sustentáveis e livres de emissões poluentes. Lançado em 2018 na cidade alemã de Estugarda, o modelo valeu à Dachser o prémio federal na “Federal Sustainable Urban Logistics Competition”, distinguindo-a como uma das referências internacionais em soluções de transporte limpas e eficientes.
O conceito Dachser Emission-Free Delivery foi concebido para eliminar as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e reduzir significativamente o ruído nas zonas urbanas. Através da utilização de uma frota composta por camiões, carrinhas e bicicletas elétricas, todas as entregas em áreas centrais de Barcelona passam a ser realizadas sem recurso a combustíveis fósseis. Este modelo integra-se na estratégia global da Dachser para proteção climática, que visa reduzir sistematicamente a pegada ecológica da empresa e promover padrões logísticos mais ecológicos.
Da Alemanha para 25 cidades europeias
Até ao final de 2025, a Dachser prevê que o conceito esteja presente em 25 cidades europeias, incluindo Madrid, Porto, Málaga e Barcelona. O objetivo é reduzir não apenas as emissões de gases com efeito de estufa, mas também a poluição sonora, um dos principais problemas das grandes áreas urbanas.
Em Barcelona, a operação já conta com dois camiões elétricos de 7,5 toneladas e duas bicicletas elétricas de carga. Os camiões, com autonomia de até 240 quilómetros e capacidade para 14 paletes, permitem transportar mercadorias de grande volume de forma eficiente. Para garantir a viabilidade do projeto, foram instaladas duas estações de carregamento elétrico na delegação da Dachser na cidade.
A principal vantagem ambiental da iniciativa é a redução direta das emissões de gases com efeito de estufa e do ruído, promovendo uma melhor qualidade de vida para os residentes urbanos. Além do impacto ecológico, o conceito Emission-Free Delivery traz ganhos operacionais, como o acesso facilitado a zonas de baixas emissões e restrições ambientais, maior eficiência nas entregas devido à flexibilidade dos veículos elétricos, e reforço da imagem corporativa junto de clientes e parceiros que valorizam práticas sustentáveis.
Segundo Joan Boix, branch manager da Dachser Barcelona South & Tarragona, o arranque da iniciativa representa a concretização de um processo que durou mais de dois anos. “Como empresa líder em logística sustentável, é fundamental apoiarmos a transição para uma cadeia de abastecimento mais ecológica. A procura por soluções de transporte limpo e sem emissões na última milha cresce entre os nossos clientes e no mercado. Este projeto culmina dois anos de trabalho, passando de colaborações com fornecedores especializados em triciclos no centro histórico de Barcelona para a implementação de veículos elétricos que permitem cobrir toda a distribuição nos códigos postais atribuídos sem emissões”, sublinhou o responsável, que acrescentou que “a implementação do Emission-Free Delivery representa um passo fundamental na nossa visão de logística urbana sustentável. O projeto não só reduz o impacto ambiental das nossas operações, como demonstra o compromisso da DACHSER em criar valor para a cidade e para os nossos clientes, antecipando os desafios da mobilidade urbana do futuro”.
Siga-nos no: