Oiça este artigo aqui:
A Auchan Retail Portugal e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) firmaram uma parceria para combater o bullying. Um problema que, segundo a Auchan, afeta milhares de crianças e jovens em Portugal.
Integrada na Campanha Escolar da Auchan, esta iniciativa visa sensibilizar a comunidade e oferecer recursos para as vítimas, através de etiquetas especiais com mensagens impactantes e acesso direto à Linha de Apoio da APAV.
Ambas as entidades apontam que o bullying, que se manifesta frequentemente no ambiente escolar — desde as salas de aula aos recreios, passando pelos percursos de e para a escola — é uma realidade preocupante que exige uma resposta concertada. Reconhecendo a importância de um regresso às aulas seguro e consciente, a Auchan e a APAV uniram esforços para transformar um artigo comum em ferramenta de apoio e prevenção.
As lojas Auchan vão ter disponíveis, por 1,99€, etiquetas especiais que, explica o retalhista, não são apenas um acessório, mas um veículo de uma mensagem poderosa contra o bullying. Uma das versões destas etiquetas inclui, de forma visível e acessível, a informação da Linha de Apoio à Vítima da APAV (116 006), garantindo que qualquer criança ou jovem que necessite de ajuda possa aceder a este recurso fundamental.
“Associar esta problemática à nossa Campanha Escolar é uma forma de promovermos um regresso às aulas mais consciente e responsável, alertando a sociedade civil para esta questão social“, afirma Rita Cruz, diretora da área de sustentabilidade e bem estar da Auchan Retail Portugal. “Acreditamos que, ao integrar esta mensagem e o apoio da APAV num produto do dia-a-dia escolar, estamos a capacitar as crianças e a dar um passo importante na construção de um ambiente escolar mais seguro e inclusivo“.
Campanha solidária
Por outro lado, há igualmente uma vertente solidária na campanha. 0,50€ do valor de cada etiqueta vendida reverterá diretamente para a APAV. Esta contribuição financeira permitirá à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima continuar a desenvolver o seu trabalho essencial no apoio a quem mais precisa.
“A parceria entre a APAV e a Auchan Retail Portugal é um passo decisivo no combate ao bullying escolar, um problema que atinge milhares de crianças e jovens e que não pode ser ignorado. Através desta iniciativa, não só conseguimos aumentar a visibilidade e a sensibilização para esta questão, mas também proporcionamos um canal direto de apoio às vítimas, o que é fundamental para que possam encontrar ajuda e suporte no momento certo. O bullying afeta o desenvolvimento emocional, social e académico dos nossos jovens, pelo que ações conjuntas como esta são essenciais para criar ambientes escolares mais seguros, inclusivos e respeitadores”, explica João Lázaro, presidente da APAV. “Estamos confiantes de que esta colaboração contribuirá para mudar mentalidades e comportamentos, garantindo que o regresso às aulas seja vivido com mais confiança e menos medo”, acrescenta.