Oiça este artigo aqui:
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro, a Auchan Retail Portugal reforça o seu compromisso com a comunidade ao lançar a Semana da Alimentação, uma assinala também a apresentação oficial da Rede de Mercearias Sociais, projeto pioneiro de apoio social financiado pela Fundação Auchan e desenvolvido em parceria com o Centro Padre Alves Correia – CEPAC.
O lançamento formal da rede terá lugar a 16 de outubro, pelas 9h30, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL). A Rede de Mercearias Sociais representa um novo modelo de intervenção social centrado na autonomia e dignidade das famílias em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo que combate o desperdício alimentar.
Inspirada num piloto bem-sucedido em 2025, a Rede de Mercearias Sociais pretende unir e divulgar o conceito de mercearia social a nível nacional, promovendo a partilha de boas práticas entre as várias instituições. O modelo distingue-se por permitir que as famílias beneficiárias — identificadas pelas respetivas IPSS — utilizem um sistema de pontos para escolher bens alimentares e de higiene, conferindo-lhes liberdade de escolha e incentivando a gestão responsável do orçamento familiar.
Doações e voluntariado reforçam compromisso da Auchan
Além do acesso aos produtos essenciais, as famílias participam em ações de formação sobre literacia financeira e alimentar, enquanto os produtos são obtidos através de donativos da Auchan, recolhas solidárias e parcerias com o Banco Alimentar.
“O nosso compromisso com as comunidades vai além da oferta de produtos de qualidade a preços acessíveis”, sublinha Rita Cruz, diretora de sustentabilidade e bem-estar da Auchan Retail Portugal. “Com a Rede de Mercearias Sociais, estamos a dar um passo fundamental para apoiar de forma mais humana e digna quem mais precisa, promovendo a autonomia e o direito a uma alimentação saudável. É um projeto que nos enche de orgulho e que reflete os valores da empresa”.
Em simultâneo, a Semana da Alimentação mobiliza cerca de 200 colaboradores voluntários da Auchan em todo o país, que irão participar em ações de requalificação de hortas e plantação de ervas aromáticas em 20 parceiros sociais, incluindo IPSS e escolas. Estas atividades, acompanhadas pelas nutricionistas da marca, visam sensibilizar para a produção local, o uso de ervas aromáticas e a educação alimentar — reforçando o propósito da Auchan de contribuir para comunidades mais saudáveis e sustentáveis.