Oiça este artigo aqui:
A Amazon apresentou uma nova ferramenta de inteligência artificial denominada Help Me Decide, concebida para auxiliar os consumidores a decidirem entre produtos semelhantes de forma rápida e personalizada.
A funcionalidade já está disponível para milhões de utilizadores da aplicação móvel da Amazon (iOS e Android) e também na versão web móvel.
Segundo a empresa, a nova ferramenta surge automaticamente quando o utilizador consulta vários produtos de uma mesma categoria, analisando o histórico de navegação e de compras anteriores para apresentar uma recomendação personalizada. O sistema explica os motivos da escolha, destacando características relevantes, classificações de clientes e comentários úteis, além de sugerir alternativas “melhoradas” ou “mais económicas” ao artigo recomendado.
Simplificar o processo de compra
De acordo com Daniel Lloyd, vice-presidente de personalização da Amazon, o Help Me Decide foi criado para simplificar o processo de compra. “A ferramenta poupa tempo ao utilizar IA para oferecer recomendações personalizadas depois do utilizador ter visto vários artigos semelhantes, ajudando-o a decidir de forma informada e imediata”.
A nova funcionalidade baseia-se em modelos generativos e serviços internos da AWS, como Amazon Bedrock e Amazon Titan, que permitem interpretar as necessidades do utilizador e comparar as opiniões dos consumidores de forma dinâmica e contextual.
Reforço da personalização
O lançamento do Help Me Decide reforça a tendência de personalização da experiência de compra online, transformando a plataforma não apenas num espaço de pesquisa, mas também num assistente inteligente de decisão.
Para os consumidores, reduz a “paralisia por análise”, oferecendo decisões mais rápidas e seguras. Para as marcas e vendedores, aumenta a importância das avaliações, comentários e histórico de compra, elementos cruciais para que a IA recomende os seus produtos.
Com o Help Me Decide, a gigante do retalho aproxima-se de um modelo de compra preditiva, no qual a IA antecipa as preferências do consumidor.
 
					




