A Adyen já emitiu mais de dois mil milhões de tokens de rede ativos. Essa conquista prova que a Adyen está a abrir caminho para que as empresas adotem a inovação da tokenização, que converte números de cartões comuns em tokens seguros e não sensíveis.
A segurança continua a ser uma das principais prioridades das organizações. Através da tokenização de rede, as empresas registaram um aumento médio de 3% nas taxas de autorização, o que equivale a um aumento de vários milhões de dólares em receitas todos os meses. Uma vez que os tokens de rede são menos dispendiosos do que um pagamento com cartão PAN, as empresas podem reduzir os custos, ao mesmo tempo que aumentam as taxas de aprovação de transações e as receitas. Isto é especialmente transformador para empresas de subscrição ou empresas digitais que oferecem aos clientes funcionalidades de “guardar detalhes do cartão”, tornando mais fácil fazer compras online.
Pagamentos digitais
O rápido crescimento dos pagamentos digitais e do comércio eletrónico, nos últimos anos, resultou num aumento de casos de fraude. De forma global, o estudo da Adyen revela que cerca de 42% dos retalhistas relatou um aumento nas tentativas de fraude nos últimos 12 meses.
Em comparação, apenas 53% das empresas assume ter já sistemas eficazes contra estas tentativas de burla. Portugal não é exceção e, a partir de dados do mesmo estudo, foi possível concluir que cerca de 35% dos retalhistas registou mais tentativas de burla, enquanto 26% confirmou que a sua empresa foi vítima de ciberataque ou fuga de dados no mesmo período. Do lado dos compradores, 14% confirma que já foi vítima de algum tipo de esquema fraudulento.
“A tokenização de rede é uma ferramenta poderosa“, diz Trevor Nies, Global Head of Digital na Adyen. “Este procedimento traz um benefício duplo: aumenta a segurança do cliente, ao mesmo tempo que aumenta as taxas de autorização e, portanto, a receita das empresas. Com a tecnologia da Adyen, que suporta os principais sistemas de cartões, estamos a observar que cada vez mais empresas percebem o potencial dos tokens de rede“.