A A&D Wines, empresa produtora de vinhos verdes, em Baião, acaba de lançar as colheitas de 2018 de três brancos monocasta da marca Monólogo: Arinto, Avesso e Malvasia Fina.
Estes vinhos são um tributo às castas que lhes dão origem e à expressão do seu terroir, marcado pelo clima, pela morfologia da sub-região de Baião, pelas parcelas específicas de cada vinha e pelas práticas agrícolas sustentáveis.
O Monólogo Arinto 2018 revela notas cítricas e minerais, próprias dos solos de granito e xisto onde assentam as suas vinhas. No paladar, apresenta-se fresco e macio, com boa estrutura, profundidade e a precisão que caracteriza esta casta, evidenciando notas de papaia, lantana e sílica. O final de boca é fresco e agradável. Estando pronto a beber, este branco promete boa evolução em garrafa.
O Monólogo Malvasia Fina 2018, o único monocasta desta variedade na região do vinho verde, é um vinho longo e envolvente na boca, acidez menos pronunciada, a fruta bem presente e um toque de especiarias e aromas fumados.
Por fim, o Monólogo Avesso 2018, feito a partir da casta nativa desta região, revela-se no nariz um vinho rico e complexo, evidenciando aromas de flores brancas, tomilho e um fundo cítrico. No palato exibe-se fino, equilibrado, com notas de maçã verde e goiaba, acompanhado por uma acidez ajustada e um final de boca suave. Apresenta bom potencial de envelhecimento.
A Quinta de Santa Teresa, berço das uvas com que são produzidos os vinhos Monólogo, é também singular pela sua posição geográfica exatamente na linha de fronteira entre a região de vinhos verdes e a região do Douro.