A REVISTA DOS NEGÓCIOS DA DISTRIBUIÇÃO

A REVISTA DOS NEGÓCIOS DA DISTRIBUIÇÃO

Clube do Grande Consumo

Domingos Esteves, especialista em retalho

Estamos numa situação complexa, com o contínuo aumento de fenómenos não expectáveis e muitos dos quais, até há pouco, previsíveis. Só para recordar alguns mais marcantes: tudo o que vivemos durante a pandemia, sobretudo nos períodos de confinamento total, a tempestade Filomena, a Ómicron, a inflação e a deflação económicas, a invasão da Ucrânia (guerra na Europa), as dificuldades de aprovisionamento de produtos e materiais, problemáticas de toda a ordem nas cadeias logísticas… E tudo isto vai ocorrendo com uma rapidez enorme, as empresas lutam para se adaptar e sobreviver.

Como consequência primeira, surge a urgente necessidade de acelerar os processos de transformação no retalho, e não me refiro somente aos temas digitais, mas igualmente às organizações, aos seus líderes e aos propósitos de negócio.

Mas não podemos deixar-nos absorver pelo negativismo e só dar destaque aos problemas atuais. Como diz um ditado chinês: onde há um problema há, igualmente, uma oportunidade.

Não conservamos muita memória, esquecemo-nos da história e de outras grandes crises vividas pelos nossos antepassados e não recordamos como sempre foram encontradas soluções. Hoje em dia, estamos muito mais bem preparados para o fazer num espaço de tempo mais curto. Não só temos mais dados, como temos uma melhor capacidade de os analisar e ver o que funciona, ou não, de uma forma ágil e assertiva.

Por outro lado, e considerando os altos níveis de poupança dos últimos anos, a pressão atual da inflação irá levar os investidores a procurarem outras vias de investimento. Ter o dinheiro parado no banco não vale de nada, uma das melhores opções será investir em negócios e produtos atrativos. É, pois, aqui que reside a oportunidade para alguns “retailers”, não só das startups, de atraírem investidores que apoiem os seus processos de transformação. 

Temos de novo, agora mesmo, uma excelente oportunidade de rever os modelos de negócio do nosso sector e de introduzir as melhores práticas, que ponham as pessoas e o planeta no eixo principal dos propósitos das empresas. 

 

Quais as tendências que predominam atualmente no retalho

As tendências atuais passam, claramente, por um contínuo aumento da tecnologia e digitalização em todas as áreas organizativas das empresas e, principalmente, nos processos de transação de compra e venda e de experiência de compra do cliente.

Uma outra tendência atual muito marcante é a valorização da proximidade, da personalização e um grande sentido de conveniência em todos os canais de venda.

Ainda que a venda digital e o comércio eletrónico tenham subido substancialmente, da mesma maneira se reforçou a relevância da loja física, pela necessidade social e humana de ir às lojas. O fator humano sempre será um fator de diferenciação importante e os “retailers” têm de descobrir qual a melhor maneira de chegar às diferentes gerações que representam os consumidores atuais. 

Vai ser fundamental a capacidade de proporcionar uma ótima experiência de compra, em todos os canais de venda. Mais do que falar da importância do omnicanal, os “retailers” devem focar-se no que realmente é importante: os CLIENTES. Aqui, não se deve esquecer que, primeiro, estão os clientes internos, as equipas, e só se servirmos bem estes, eles poderão dar um melhor serviço aos clientes.

Por último, a relevância de consumir produtos sãos e naturais, que tenham sido produzidos com boas práticas respeitadoras do meio ambiente.

 

A sustentabilidade continua a ser tema muito relevante na sociedade e nos “retailers” e, por isso, muito mais que uma tendência

Muitos “retailers” estão a fazer um trabalho muito importante, no sentido de aumentar a transparência em toda a sua cadeia de valor e na rastreabilidade dos seus produtos e, dessa maneira, poderem permitir ao consumidor uma boa e responsável decisão de compra. 

Mas atenção para o grande “gap” que existe entre o que dizemos e o que fazemos. Os consumidores verbalizam claramente preocupações ambientais, mas ainda não são coerentes nas suas decisões de compra. Só quando estes hábitos de compra passarem a ser suportados por princípios de responsabilidade, então, sim, a mudança no “retail” será enorme.

O aumento da regulamentação, a nível nacional e internacional, será outra razão mais que suficiente para que as empresas alterem os seus modelos de negócio e introduzam na sua estratégia os princípios de economia circular.

Há que dar prioridade clara ao bom uso dos recursos naturais (escassos) e tentar o aproveitamento máximo dos desperdícios, tanto na hora da produção, da confeção e, principalmente, no pós-venda, descobrindo formas de dar uma segunda ou terceira vida aos produtos. Assegurar os princípios-chave de Reduzir, Reciclar e Reutilizar.

Esperar que a regulamentação nos obrigue a mudar é esperar para ter mais dificuldade e complexidades, pelo que é urgente que a economia circular passe a ser um ponto estratégico das empresas.

 

Principais desafios do retail a curto e médio prazo

Um dos desafios será o de conter ao máximo a subida de preços, não penalizando o poder de compra dos consumidores. Neste momento, já não é possível pensar que os preços não vão subir, têm mesmo de subir!! Mas que isso seja feito com equilíbrio e em categorias selecionadas, onde exista a possibilidade de crescer sem ir acima do valor correto do produto.

Será necessária uma maior planificação na aquisição de stocks, segundo as reais necessidades dos consumidores, e os retalhistas devem apoiar-se na tecnologia, para melhorar a experiência de compra do cliente, usar a tecnologia e a digitalização como áreas que apoiam o crescimento do negócio.

É muito urgente compreender e entender melhor os diferentes tipos de consumidores, respeitando os seus valores e necessidades, e planificar estratégias corretas de comunicação que permitam a criação de relações. Sem esquecer a melhoria e evolução do conceito de loja física, com foco principal na experiência de compra, com o uso de tecnologia que permita dar mais soluções e proporcionar maior nível de conveniência aos consumidores. Reforçar conceitos de proximidade, personalização e conveniência.

Apostar claramente no desenvolvimento de talento nas equipas de gestão e vendas, aumentando a sua capacidade de autonomia e de decisão, e reforçar as políticas e estratégias de negócio baseadas nos princípios da economia circular, investir sem perder tempo no aumento da transparência e rastreabilidade dos produtos, desde a sua produção, são também desafios do retalho. 

Sobretudo, conseguir ser competitivos, sem voltar a entrar em guerras de preços ou de promoções.

Vivemos num mundo mais digital, mais global, mais rápido e instantâneo, mas onde não deixa de ser relevante a proximidade e a personalização e onde o mais importante continua a ser o mesmo de sempre: as PESSOAS.

6 Junho 2022
Domingos Esteves, especialista em retalho
Domingos Esteves
Especialista em retalho

A renovação da marca própria do Minipreço conta com a Sara Prata

O Minipreço apresenta, hoje, ao mercado a sua mais recente campanha publicitária que destaca o processo de renovação em curso na sua oferta de marca própria. Ao todo, o Minipreço já procedeu à renovação de mais de 600 referências de marca própria, com o objetivo assumido de transformar, no decurso deste ano, mais 1.000 referências.

Making of campanha marca própria Minipreço

O Minipreço lançou uma nova campanha publicitária para promover a renovação em curso na sua marca própria e que conta com a participação da atriz Sara Prata. A renovação da marca própria da DIA inclui a criação de mais de 70 marcas nacionais com enorme potencial de crescimento onde o Grupo DIA detém operações.

Últimos Artigos

  • Mars
    in

    Poul Weihrauch é o novo CEO da Mars

    Poul Weihrauch será, a partir de setembro, o novo CEO da Mars após a anunciada demissão de Grant F. Reid, que deixa o cargo que ocupava desde 2014 após liderar o negócio num período de crescimento e transformação em que a empresa proprietária de marcas como M&M’s, Ceras, Dove, Snickers, Pedigree, Royal Canin e Whiskas, […] Saber mais

  • Pingo Doce
    in

    Pingo Doce associa-se ao One Sustainable Ocean

    O Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, que pretende sensibilizar e alertar para a necessidade da preservação dos rios, mares, oceanos e toda a biodiversidade que neles habita, associou-se enquanto patrocinador principal ao One Sustainable Ocean, o maior evento lateral oficial e de acesso gratuito, no âmbito da Conferência do Oceano das […] Saber mais

  • Toys R Us Iberia
    in

    Empresa-mãe da Chicco e Prenatal vai comprar Toys R Us Iberia

    A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) autorizou, em primeira fase, a aquisição da Toys R Us Iberia pelo grupo italiano Artsana, empresa-mãe da Chicco e Prenatal. Especificamente, adianta a Europapress, o Prenatal Retail Group notificou a Competência no passado 14 de junho da transacção, que recebeu a autorização da primeira fase do organismo […] Saber mais

  • Publicidade

  • carlsberg
    in ,

    Carlsberg testa garrafa biológica e reciclável

    A cervejeira dinamarquesa Carlsberg Group iniciou o teste da sua nova Garrafa de Fibra, disponibilizando pela primeira vez aos consumidores a garrafa de cerveja biológica e totalmente reciclável no que descreveu como o seu “maior teste-piloto até à data”. Esta garrafa oferece cerveja fabricada com cevada orgânica e regenerativa. O teste piloto, que é vital […] Saber mais

  • Porto de Lisboa
    in

    Porto de Lisboa essencial no abastecimento agroalimentar em Portugal

    O Porto de Lisboa, líder nacional da movimentação de produtos agroalimentares transportados por via marítima, assegurando mais de 70% das cargas, organizou, na Gare Marítima de Alcântara, uma conferência sobre o “Mercado Agroalimentar no Porto de Lisboa” integrada no ciclo de Encontros do Porto. Esta sessão contou com as presenças do Secretário de Estado da […] Saber mais

  • Super Bock
    in

    Super Bock lança edição especial com rótulos personalizados

    No âmbito da sua mais recente campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”, a Super Bock lança uma edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas. No total, existem 10 rótulos temporários nas garrafas da marca que pretende desafiar os consumidores a identificarem as características ou os gestos que melhor definem o seu […] Saber mais

  • Publicidade

  • Danone
    in

    Danone reduz gama de produtos face aumento dos preços

    Numa tentativa de fazer face ao aumento dos preços, a Danone está a reduzir a sua gama de produtos e vai oferecer menos variações. Menos sabores e embalagens diferentes devem ajudar a reduzir os custos, mas nenhuma linha de produtos vai ser completamente eliminada, por enquanto. O número de referências diferentes será reduzido consideravelmente, disse […] Saber mais

  • Kellogg
    in

    Kellogg aliena duas das suas divisões

    A Kellogg, fabricante de cereais de pequeno-almoço, está a alienar duas das suas divisões. Agora, vai a desenvolver o seu negócio de cereais de pequeno-almoço norte-americano e a sua divisão baseada em plantas através de empresas independentes e cotadas na bolsa. Em concreto, todas as atividades relacionadas com cereais de pequeno-almoço na América do Norte […] Saber mais

  • Brico Depôt
    in

    Brico Depôt Iberia obtém selo “Diversity Leading Company”

    A Brico Depôt Iberia foi reconhecida com o selo “Diversity Leading Company”, que distingue as empresas líderes em diversidade e o seu compromisso em implementar políticas de igualdade, diversidade e inclusão. A distinção destaca a aposta sólida da empresa em contribuir ativamente para esta matéria, garantindo a inclusão e a diversidade, tanto na sua organização […] Saber mais

  • Publicidade

  • Excellence Crème
    in

    L’Oréal Paris apresenta nova coloração em casa sem amoníaco

    A L’Oréal Paris apresenta a solução universal para a tarefa de escolher uma nova cor para o cabelo: o novo Excellence Crème Universal Nudes. Uma coloração nude, disponível por um PVP recomendado de 12,99 euros, “com um aspeto natural e agradável, concebido para favorecer todos os tons de pele“, afirma a marca em comunicado. “Há […] Saber mais

  • 2022_06_22_TeamViewer_Porto_96
    in

    TeamViewer abre novo escritório em Portugal

    Após o lançamento de um centro de investigação e desenvolvimento, no ano passado, a Team Viewer reforça a sua presença em Portugal, mudando-se para um novo escritório no Porto. O novo centro inaugurado faz parte da organização global de I&D da empresa e irá dedicar-se ao desenvolvimento de soluções de realidade aumentada. Atualmente, com 30 […] Saber mais

  • Heroi╠üna_BOGANI-banner 1024x720-02
    in

    Bogani com nova campanha de comunicação para loja online

    Com criatividade da Mosca Publicidade, a campanha de lançamento da nova loja online bogani.pt, parte da ideia de que o momento do café é sagrado, porque ele é essencial para nos despertar para um dia cheio de desafios. “Antes do Bogani da manhã não consigo salvar ninguém” e “O mundo pode esperar pelo meu Bogani” […] Saber mais

  • Publicidade

  • Monchique Edição Limitada Volta a Portugal
    in

    Água Monchique celebra Portugal em edição limitada

    No mês em que se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Água de Monchique lança uma edição limitada de garrafas, com rótulos que celebram “os nossos costumes e tradições”. A edição limitada desta viagem por Portugal inclui um conjunto de 18 rótulos ilustrados, que tem como ponto central uma […] Saber mais

  • Solares IMAQE Minipreço
    in ,

    IMAQE: a nova marca de protetores solares do Minipreço

    A pensar no cuidado da pele, o Minipreço desenvolveu a nova gama de solares IMAQE. Com uma vasta gama de solares, compostas por fórmulas dermatologicamente testadas e resistentes à água, a IMAQE disponibiliza opções “para utilizar durante e após a exposição solar, mas também soluções específicas para as crianças, que garantem a máxima proteção com […] Saber mais

Carregar mais
Congratulations. You've reached the end of the internet.
Back to Top

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.