Oiça este artigo aqui:
A Triumph, a RadiciGroup e a The LYCRA Company alcançaram um marco importante na inovação de têxteis circulares com um projeto pioneiro que permite reciclar têxteis compostos por fibras misturadas, um dos maiores desafios da indústria.
No geral, as peças de vestuário produzidas com mais do que um tipo de fibra são difíceis de reciclar. Um exemplo comum são peças que combinam nylon e elastano: estes materiais são, em regra, considerados resíduos, porque as fibras não podem ser separadas.
Com a nova tecnologia, a Radici InNova – a divisão da RadiciGroup dedicada à investigação e inovação – consegue agora separar e recuperar tanto o nylon como o elastano, transformando-os novamente em fios novos e utilizáveis.
No âmbito deste projeto, a Triumph forneceu excedentes de tecido da sua produção para testes de reciclagem. Depois da fibras serem recuperadas, a Triumph foi capaz de utilizar os novos fios para produzir o primeiro conjunto de lingerie totalmente reciclado.
“Graças a este projeto, a reciclagem têxtil entra numa nova dimensão“, afirmou Stefano Alini, CEO da Radic InNova. “Pela primeira vez, provámos que as fibras de tecidos mistos podem ser recuperadas e reutilizadas para criar novas peças de vestuário – um marco importante que abre o caminho para soluções verdadeiramente circulares da nossa indústria“.
A The LYCRA Company também destacou a importância deste avanço: “Este projeto demonstra que a vibras LYCRA® conseguem manter o seu desempenho, elasticidade, conforto e capacidade de recuperação, mesmo depois de serem recicladas“, explicou Nicholas Kuland, diretor de Desenvolvimento de Produto, Conceitos Avançados da The LYCRA Company.
Embora ainda numa fase inicial, este protótipo representa um avanço importante para a Triumph, aproximando a indústria de sistemas de vestuários verdadeiramente circulares e recicláveis.
“Ver resíduos têxteis a transformarem-se novamente em peças de vestuário é momento muito importante“, afirmou Vera Galarza, responsável Global de Sustentabilidade da Triumph. “Estamos orgulhosos de fazer parte deste avanço e iremos agora explorar como esta inovação poderá evoluir para um futura coleção cápsula“.




