in

Luís Simões vai transportar mais de 229 mil toneladas e gerir 353 mil pedidos entre a Black Friday e o Natal

Oiça este artigo aqui:

A Luís Simões volta a reforçar a sua capacidade operacional para enfrentar uma das alturas mais desafiantes para o setor: a Black Friday e o Natal.

O grande aumento do consumo, aliado ao auge do e-commerce, à redução dos prazos de entrega e à tendência para encontrar soluções de envio ambientalmente responsáveis, constitui um grande desafio operacional. A Luís Simões enfrenta este desafio através do aumento da sua capacidade de resposta, e mantendo o seu compromisso com a sustentabilidade, graças à automatização e a uma infraestrutura sólida e completa.

Nos próximos dois meses, a empresa prevê ultrapassar 353 mil encomendas e transportar mais de 229 mil toneladas, cerca de 15% do volume anual. No que diz respeito aos serviços de copacking, o Natal representa 60% da atividade anual. O setor do Grande Consumo e Bebidas, com um aumento de 40% da atividade durante estas datas, vai registar o maior aumento da procura.

Na Black Friday e no Natal esperamos preparar mais de 59.5 milhões de caixas, entre 15 e 20% do volume anual. Ser capaz de assumir esta variabilidade implica agilidade. Na Luís Simões temos mais de 75 anos de experiência e contamos com uma infraestrutura robusta que nos permite enfrentar de forma flexível e escalável qualquer mudança na procura“, afirmou Luís Freitas, diretor geral de Logística da Luís Simões.

 

Automação para ganhar eficiência

A Luís Simões recorre a tecnologias avançadas para automatizar parte da cadeia logística. Graças a estas soluções, a empresa aumenta a agilidade, diminui os erros, acelera os fluxos de trabalho com maior precisão e reforça a rastreabilidade.

“É definitivamente graças a este nível de digitalização e automatização que podemos enfrentar muitos dos desafios que esta campanha promocional implica, como o cumprimento das expectativas dos clientes e dos destinatários, a gestão adequada da logística inversa e o aumento do volume das operações de copacking – onde, inclusivamente, poderemos encurtar os prazos de entrega,” explica Luís Freitas.

A digitalização também proporciona, tanto a Luís Simões como os seus clientes, visibilidade em tempo real das operações, garantindo capacidade de resposta e permitindo antecipar-se às variações na procura. A empresa trabalha em estreita colaboração com os clientes para sincronizar operações regulares com campanhas promocionais.

 

Talento como base da operação

A Luís Simões dispõe de equipas especializadas e soluções dedicadas para diferentes partes da cadeia de abastecimento, incluindo logística promocional, e-commerce e logística inversa. Esta especialização permite ao Grupo oferecer uma resposta flexível e eficiente a cada exigência dos clientes.

Para as empresas do setor, contar com um parceiro logístico especializado significa acceder a conhecimento especializado e processos otimizados, reforçados por uma infraestructura avançada de transporte e armazenamento. Esta combinação garante agilidade, rastreabilidade e soluções sustentáveis para envios e devoluções, contribuido para uma experiencia logística mais eficiente e responsável”, acrescenta ainda Luís Freitas.

Outro dos pilares da estratégia da Luís Simões para enfrentar a Black Friday e o Natal é o talento. A empresa conta com mais de 2.500 colaboradores treinados e especializados, e para dar resposta à maior procura durante este período, espera aumentar as contratações em 15% em relação a 2024. Estas contratações destinam-se especialmente a posições operacionais, como operadores de armazém e de copacking ou operadores de empilhadora.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Revolut Booking

Revolut anuncia parceria global de pagamentos com a plataforma Booking.com

IVDP denominações de origem

Mais de 50 intervenções para proteger as Denominações de Origem em Portugal e no estrangeiro