Oiça este artigo aqui:
No Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, assinalado a 29 de setembro, A Padaria Portuguesa comunica dados promissores que refletem um pilar central da sua missão desde a fundação: a luta contra o desperdício alimentar.
De janeiro a agosto deste ano, A Padaria Portuguesa doou mais de 320 toneladas de alimentos a associações solidárias, o que corresponde a mais de 1,5 milhões de produtos doados a quem mais precisa. A marca trabalha com o apoio de uma rede de parceiros e conta com a ajuda dos voluntários destas instituições na recolha de excedentes alimentares após o horário de expediente das lojas.
Esta prática diária permite assegurar a distribuição de alimentos a pessoas e famílias em situações vulneráveis e promover o combate ao desperdício de forma generalizada.
Para dar a conhecer melhor este trabalho solidário que acontece depois do fecho da loja, este ano a marca criou uma nova rubrica nas redes sociais, “O combate ao desperdício alimentar está no nosso ADN”, onde dá palco às associações parceiras para que apresentem a sua missão, a parceria que têm com A Padaria Portuguesa e, principalmente, que comuniquem a sua necessidade de angariação de voluntários.
Iniciativas sustentáveis
Para além do combate ao desperdício alimentar através de doações diárias e solidárias, A Padaria Portuguesa está também presente na Too Good to Go, tendo atingido este ano o marco de 152.175 bags salvas, um total de 1.826.100 produtos e 421 toneladas de comida, o que corresponde a um aumento de cerca de 52% relativamente ao ano de 2024.
Paralelamente, a marca aposta em projetos de económica circular sempre que possível e dá uma nova vida aos seus excedentes. É o caso do pão artesanal não vendido que é transformado em 3 variedades de tostas embaladas vendidas em loja, o que contribui para a redução de desperdício alimentar e, ao mesmo tempo, oferece a possibilidade aos clientes de consumirem um produto de qualidade e alinhado com uma visão sustentável. Outro exemplo disso são as cascas de maçã: 22kg de cascas de maçã dão origem a 4,5kg de farinha de maçã, que são utilizadas na base da Tarte de framboesa, igualmente disponíveis nas lojas de norte a sul do país.
A Padaria Portuguesa procura ainda integrar práticas responsáveis na seleção dos seus ingredientes. Por isso, na confeção do Brownie de chocolate, utiliza o chocolate proveniente do programa Cacao-Trace, uma certificação internacional desenvolvida pela Puratos, um dos maiores produtores de chocolate do mundo, que assegura a rastreabilidade e sustentabilidade do cacau. Deste modo, é promovida não só a qualidade do produto, como o incentivo à preservação das comunidades produtoras e a práticas agrícolas responsáveis.