in

Estratégias de comparação de preços: os compradores mais atentos conseguem melhores ofertas

Online shopping or ecommmerce delivery service concept,Paper shopping bag on a laptop computer ,Easy shopping online concept

Grande Consumo Branded ContentMetade dos consumidores portugueses compara preços antes de fazer uma compra. Pesquisar online em diferentes países pode ser a solução para encontrar produtos mais baratos.

Os portugueses adoram fazer compras na internet, pelo conforto do processo, pela variedade de escolha, mas sobretudo porque a comparação das ofertas dos diferentes vendedores lhes permite poupar dinheiro. E, segundo o mais recente relatório e-Shopper do grupo Geopost, os consumidores nacionais consideram o preço o fator mais importante na hora de decidir.

As soluções mais evidentes para se ter acesso às melhores ofertas passam pelo uso de ferramentas ou sites que facilitam a comparação de preços, embora estes estejam geralmente limitados ao território português. No entanto, num mercado global, há muitas oportunidades fora das fronteiras digitais impostas por cada empresa.

Na verdade, os preços não são iguais em todos os países, dependendo de fatores como a localização do utilizador e os padrões de consumo e poder de compra regionais, uma prática conhecida como “geo-pricing” (precificação geográfica). Se conseguir alterar a sua localização, pode, inclusive, descobrir noutros países campanhas sazonais cujas datas não coincidem com as de Portugal.

 

Como conseguir os melhores preços

Muitos compradores já sabem que os preços apresentados podem ser influenciados pelo seu histórico de navegação e pelos cookies que têm armazenados. Limpar os cookies ou usar o modo de navegação anónima ajuda a obter resultados mais imparciais. Além disso, alterar manualmente a sua localização nas definições de alguns sites também pode desbloquear preços alternativos. Em regra, pode seguir esta estratégia antes de fazer uma compra:

  1. Pesquisar antes de comprar: procurar o mesmo produto em pelo menos três fontes diferentes;
  2. Usar comparadores: usar a melhor VPN (rede virtual privada) para aceder a comparadores internacionais e analisar preços reais;
  3. Avaliar custos totais: incluir os portes de envio, as taxas alfandegárias e os prazos de entrega na decisão final.

 

Escolher diferentes localizações com uma VPN

Plataformas como o Google Shopping, Idealo ou Kelkoo permitem comparar preços de diferentes vendedores, incluindo internacionais. Contudo, para garantir resultados mais completos, é importante aceder a estas plataformas a partir de diferentes localizações, algo que se pode fazer com recurso a uma VPN.

Esta solução mascara o seu endereço IP e permite-lhe simular a navegação a partir de outro país. Assim, poderá encontrar preços e promoções que, de outra forma, não estariam acessíveis para si. Por último, não se esqueça de analisar o custo total, incluindo portes e eventuais taxas alfandegárias. Só assim conseguirá perceber qual a melhor oferta.

Um estudo da “Escolha do Consumidor” mostra que os Portugueses são cuidadosos na forma como fazem as suas compras, e um terço usa comparadores antes de tomar uma decisão. No entanto, o mesmo inquérito mostra que há ainda um número significativo de compradores que faz a sua seleção através de visitas a lojas físicas ou até analisando folhetos promocionais.

A comparação de preços a nível global, potenciada por ferramentas digitais como as redes privadas virtuais, permite-lhe ter acesso a preços mais baixos ou a promoções que não estão disponíveis em Portugal. E é, certamente, uma possibilidade que os consumidores mais atentos devem explorar.

INE inflação

Inflação em Portugal sobe para 2,8% em agosto, pressionada pelos preços dos alimentos

Lidl Portugal exportações

LIDL injeta 1.450 milhões de euros para a economia nacional através de exportações na última década