in

NAVER, gigante da internet sul-coreana, vai adquirir a Wallapop

A transação avalia a empresa em 600 milhões de euros

NAVER Wallapop

Oiça este artigo aqui:

A NAVER, gigante da internet da Coreia do Sul, chegou a acordo para adquirir a Wallapop, o marketplace espanhol de artigos em segunda mão.

A transação avalia a empresa em 600 milhões de euros, com uma valorização pós-investimento a rondar os 650 milhões de euros. O acordo conta com o apoio da grande maioria dos acionistas e deverá ser concluído nos próximos meses, estando sujeito à obtenção das aprovações regulatórias relevantes.

A oportunidade de parceria com a NAVER marca um novo e empolgante capítulo para a Wallapop”, afirma Rob Cassedy, CEO da Wallapop. “O profundo conhecimento da NAVER sobre a nossa visão do comércio C2C, combinado com a sua experiência tecnológica e sucesso em ajudar empresas locais a crescer, irá impulsionar a nossa jornada, acelerando o nosso crescimento e inovação no sul da Europa. Estamos incrivelmente orgulhosos do nosso histórico e, com a confiança da NAVER no nosso potencial, estamos preparados para desempenhar um papel ainda mais importante no futuro do re-commerce”.

 

Crescer no sul da Europa

Com o apoio da NAVER, a Wallapop prepara-se para acelerar o seu percurso de crescimento e inovação no sul da Europa. O futuro proprietário irá fornecer know-how e tecnologia em áreas-chave como pesquisa, publicidade e pagamentos. A Wallapop beneficiará igualmente da vasta experiência da NAVER no investimento noutras plataformas internacionais de consumidor para consumidor (C2C) e do seu historial comprovado no apoio ao crescimento de empresas locais. Com esta colaboração, a NAVER espera que a Wallapop amplifique o seu sucesso nos próximos anos.

A Wallapop continuará a operar a partir da sua sede em Barcelona, sob a liderança de Rob Cassedy, CEO da empresa, ao serviço da sua vasta comunidade de utilizadores e mantendo tanto a sua equipa como a marca amplamente reconhecida. Esta abordagem reflete a filosofia central da NAVER de capacitar os campeões locais, preservando a sua identidade de marca, equipa de gestão e a comunidade que construíram.

Para a NAVER, esta aquisição representa um passo importante na sua estratégia de reforço da presença na Europa. Ao expandir a sua pegada no comércio eletrónico na região, a NAVER poderá também tirar partido do crescente mercado de bens em segunda mão.

 

NAVER

A NAVER tem realizado vários investimentos estratégicos a nível global. Em 2023, adquiriu a Poshmark, uma empresa C2C de re-commerce online para moda, artigos de casa e eletrónica, sediada nos EUA.

Na Europa, já investiu mais de 500 milhões de euros em 30 empresas do seu portefólio, incluindo 8 unicórnios. Em 2017, adquiriu o Xerox Research Center em Grenoble, França, atualmente NAVER LABS Europe. Este centro tornou-se uma parte central do seu ecossistema global de I&D, com uma contínua troca de tecnologia. A NAVER pretende replicar este modelo de sucesso com a Wallapop.

Soo-yeon Choi, CEO da NAVER Corp, declara: “a NAVER foi fundada com base no princípio de criar uma internet aberta e diversa com múltiplos intervenientes. Esta parceria com a Wallapop reflete perfeitamente esse objetivo e é um testemunho da nossa forte crença no potencial do ecossistema europeu de startups e do nosso desejo de contribuir para o seu crescimento. O nosso objetivo é preservar a identidade única da Wallapop e fortalecê-la com as nossas capacidades tecnológicas, para que possa continuar a liderar o mercado e expandir o seu impacto no sul da Europa”.

 

Wallapop

Fundada em Barcelona em 2013, a Wallapop liga uma comunidade de 19 milhões de pessoas – que, em conjunto, criam mais de 100 milhões de anúncios por ano – para facilitar a compra e venda de artigos em desuso de forma simples e conveniente.

A empresa terminou 2024 atingindo o breakeven das suas operações no mercado espanhol e ultrapassando os 100 milhões de euros em receitas. A Wallapop espera atingir valores recorde de receitas e rentabilidade em 2025. Num ano típico, os utilizadores da Wallapop geram vendas no valor de entre 2 e 2,5 mil milhões de euros, com um impacto ambiental significativo. Ao comprar e vender produtos em segunda mão em vez de novos, os utilizadores ajudaram coletivamente a evitar a emissão de 467 mil toneladas de CO2 só em 2024 – o equivalente a eliminar todo o tráfego em Barcelona durante seis meses por ano.

Os investidores anteriores da Wallapop incluem Korelya, Insight Venture Partners, Accel, NEA, Northzone e Axis – através do Fond-ICO Next Tech.

A J.P. Morgan Securities plc atuou como consultora financeira de alguns acionistas vendedores da Wallapop.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Operação Tampinhas

Operação Tampinhas: mais de 1.000 toneladas de tampas recicladas

plásticos

UE negoceia acordo global de combate aos plásticos