Oiça este artigo aqui:
A CropLife Portugal acaba de lançar um projeto com o objetivo de desfazer mitos, consciencializar jovens, professores e comunidades escolares para os desafios atuais da agricultura e da alimentação.
Agricultura é Vida dá nome ao projeto piloto que se estreou este mês, na Escola Básica Sophia de Mello Breyner, em Oeiras, e cujo propósito é chegar a dezenas de escolas e centenas de crianças e professores, de norte a sul do país.
Em parceria com o município de Oeiras, no âmbito do projeto Educa +, a CropLife Portugal levou, pela primeira vez, este projeto a um conjunto de duas turmas do 6.º ano de escolaridade, num total de 33 alunos e respetivos professores. Um encontro de consciencialização para o papel do agricultor na produção de alimentos seguros, saudáveis e acessíveis, informando os mais novos e a comunidade escolar acerca das diferentes funções da agricultura na salvaguarda do planeta.
Agricultura é Vida
A sessão, realizada dia 22 de maio, Dia Mundial da Biodiversidade, começou com uma pequena explicação sobre o que é a agricultura e qual a sua importância nas diferentes dimensões – social, económica e ambiental – através da partilha de vídeos dinâmicos, como “A PAC explica” ou “Um enigma entre as laranjas”.
Com uma linguagem adaptada aos mais novos, falou-se do papel fundamental da agricultura na produção de alimentos, na proteção e preservação do ambiente e da biodiversidade; na prevenção de incêndios e na coesão territorial. Esta partilha culminou com o testemunho de um agricultor convidado, Domingos dos Santos, produtor de pera rocha e de limão na região de Mafra, que de viva-voz contou como é a vida no campo.

No final da sessão, foi oferecido à escola um pequeno abrigo de polinizadores, como forma de materializar esta ideia de que todos fazem parte da grande missão que é salvaguardar os ecossistemas e defender o planeta.
“Pretendemos, com esta iniciativa, demostrar a importância da agricultura na promoção da biodiversidade, e vice-versa, dando como exemplo a instalação de abrigos de polinizadores nas hortas das escolas. O nosso objetivo é realçar esta relação benéfica e fazer sentir o impacto da forma como estes pequenos gestos podem fazer grandes diferenças na produção segura e sustentável dos alimentos“, acrescenta o diretor executivo, João Cardoso.
O projeto está aberto à participação de qualquer escola que manifeste interesse em recebê-lo, sendo que o objetivo da CropLife Portugal é que este tenha sido apenas o primeiro passo de uma viagem maior, onde o conhecimento sobre agricultura e produção de alimentos possa chegar ao maior número possível de escolas, alunos e professores do país.



