Lidl exportações
in

Exportações do Lidl Portugal com impacto de 289 milhões de euros na economia em 2023

Oiça este artigo aqui:

Em 2023, as exportações facilitadas pelo Lidl Portugal geraram, de forma direta, indireta e induzida, um impacto de 289 milhões de euros na economia nacional, num crescimento de 18% face a 2022. No mesmo sentido, contribuíram para a criação de 6.520 postos de trabalho, mais 32% que em 2022, segundo o estudo elaborado pela consultora Forvis Mazars, apresentado esta quarta-feira, dia 26 de junho.

“O trabalho desenvolvido permite perceber não só o impacto direto, em termos económicos e de criação de emprego, mas também o impacto indireto e induzido nos diversos sectores da economia. Os resultados não deixam dúvidas quanto à importância desta parceria entre as empresas portuguesas e o Lidl Portugal na dinamização da economia portuguesa, que permite não apenas a geração de riqueza, mas também a criação de oportunidades de emprego e a capacitação das empresas portuguesas em termos de legislação e regulação, inovação, sustentabilidade e qualidade. Tendo aqui um especial destaque as micro, pequenas e médias empresas portuguesas do sector primário, indústria alimentar, bebidas e pesca”, afirma Pedro Silva, Head of Consulting da Forvis Mazars.

No valor total de 156 milhões de euros, mais 19% face a 2022, as exportações facilitadas pelo Lidl Portugal representaram 2% do total de exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia.

Entre os sectores de atividade associados à produção destes produtos, o destaque vai para os produtos de agricultura, da produção animal e da caça e dos serviços relacionados (44%), os produtos alimentares (31%), as bebidas (18%) e os produtos da pesca e da aquacultura (7%). As categorias de frutas e legumes (57,5 milhões de euros), vinhos e licores (24,3 milhões de euros), peixe e conservas de peixe (13,1 milhões de euros), alimentos básicos como massas e arroz (12,2 milhões de euros) e legumes e leguminosas enlatados (11,4 milhões de euros) foram as que mais contribuíram em termos de valor exportado. Há, contudo, categorias que mais do que duplicaram o seu volume de exportação face ao ano anterior, casos dos lacticínios frescos e secos (+227%), do café, chá e cacau instantâneo (+148%) e dos alimentos básicos (+50%).

 

Mais de 100 fornecedores nacionais

Em 2023, por cada euro de exportações facilitadas pelo Lidl, foram gerados cerca de 1,85 euros na economia portuguesa.

“Os dados deste estudo ilustram o nosso impacto cada vez mais acentuado na economia portuguesa, tanto na geração de riqueza para o país, como para a geração de emprego, a par do nosso empenho na promoção da qualidade dos produtos portugueses nos mercados internacionais, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a criação de oportunidade. Desta forma, abrimos as portas da nossa rede de lojas em toda a Europa a fornecedores que, eventualmente, de outra forma, teriam mais dificuldades na sua internacionalização”, afirma Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal.

No total, o Lidl impulsionou as vendas de mais de 100 fornecedores nacionais (80% dos quais pequenas e médias empresas) para 29 países entre os 32 em que está presente, com exceção de Portugal, por razões óbvias, Malta e Estados Unidos da América. Os mercados mais importantes foram Alemanha, Espanha e França, responsáveis por 60% do total, mas nos últimos anos o maior crescimento foi registado nos países do norte e leste da Europa.

 

Siga-nos no:

Google News logo

 

 

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Lagosta Loureiro

Lagosta produz primeiro monocasta Origens

Espaço Guimarães Primark

Klépierre compra área à Auchan para a nova loja Primark em Espaço Guimarães