in

Whirlpool quer consolidar liderança na livre instalação e alcançá-la no encastre

Sob o mote “Leading 4 Excellence”, a convenção anual da Whirlpool Portugal, realizada em Lisboa, a 23 de junho, e no Porto, a 28 de junho, veio reforçar que, em 2016, o grande objetivo é a consolidação da liderança nas três categorias de produto principais em eletrodomésticos de livre instalação (roupa, loiça e frio) e a procura dessa liderança no segmento de encastráveis.

No seguimento da integração das marcas e ativos da Indesit Company, a empresa apresenta novos níveis de inovação, através de um amplo portfólio de tecnologias. Os novos produtos vão “beber” deste “know-how” reforçado, reunindo o que de melhor as plataformas tecnológicas da Whirlpool, da Hotpoint e da Indesit tinham para proporcionar. Por exemplo, na fábrica da Indesit de Melano, em Itália, irão produzir-se placas para todas as marcas do grupo, formando a maior fábrica de placas da Europa, com uma produção anual de 1,6 milhões de peças.

A compra da Indesit Company veio permitir ao Grupo Whirlpool injetar cerca de 350 milhões de euros em investigação e desenvolvimento na Europa. Embora o processo de integração se prolongue por um período de cinco anos, os primeiros benefícios já começaram a ser colhidos com a proposta de valor em termos tecnológicos que a empresa apresenta em 2016. Também em Portugal essa integração está a ser consolidada e o primeiro dia de julho marcou a data oficial da junção das duas empresas em termos fiscais.

Com três grandes marcas para propor ao mercado português, o grupo está a trabalhar a sua segmentação pelo valor intrínseco de cada uma delas e com tecnologia, em detrimento de uma estratégia de subidas ou descidas genéricas de preços. Se Whirlpool e Hotpoint eram anteriormente concorrentes, agora concorrem para uma estratégia comum. “A nova estratégia de marketing, iniciada no ano passado, é especialmente focada no consumidor final e no ponto de venda. A nossa preocupação é potenciar as vendas dos parceiros, ao oferecer as melhores soluções para o consumidor final”, explica Sandra Rodrigues, diretora de marketing da Whirlpool Portugal.

No topo desta segmentação, a Whirlpool é reconhecida pela sua capacidade de gerar inovação e soluções que melhoram o dia-a-dia dos consumidores, através da intuição e da simplicidade de utilização. Um dos grandes lançamentos da Whirlpool para este ano é a Supreme Clean, gama de máquinas de lavar a loiça apresentada nesta convenção com um conjunto de tecnologias que oferecem um desempenho de lavagem e secagem em apenas uma hora. A gama Supreme Clean complementa as gamas Supreme Care (roupa) e Supreme No Frost (frio), lançadas em 2015. A Whirlpool apresenta ainda o primeiro forno de indução do mercado, o novo exaustor vertical A+ com sistema anti condensação e as novas máquinas de lavar e secar roupa.

Já a Hotpoint caracteriza-se pela sua fiabilidade e envolvimento com os consumidores, permitindo-lhes escolher a sua própria forma de gerir e organizar as suas casas. Este ano, a Hotpoint apresenta a sua nova gama de eletrodomésticos de encastre, que inclui forno, forno a vapor, forno micro-ondas, máquina de café e placa a gás e também os novos combinados Low Frost e o micro-ondas ExtraSpace, sem prato giratório e fácil de limpar.

O portfólio do grupo é também enriquecido com a marca Indesit, que se posiciona no seguimento das duas anteriores e como um parceiro ao lado do consumidor, com soluções que tornam a vida familiar mais fácil e agradável, através de uma gama de equipamentos perfeitamente alinhados para criar uma cozinha harmoniosa e com resultados eficientes. Pela primeira vez, a Indesit apresenta um conjunto completo de cozinha encastrável, a gama ARIA, com um design harmonioso e funcional. São também novidade os novos combinados Low Frost e as novas máquinas de lavar a roupa Innex, que apresentam melhorias a nível da eficiência energética e performance de lavagem.

Segundo Hugo Silva, Market Director da Whirlpool Portugal “a convenção anual que organizamos tem em vista reunir todos os nossos clientes e parceiros e apresentar num ambiente único as nossas principais novidades para 2016. A sustentabilidade é uma parte essencial da estratégia de negócios da Whirlpool e também nesta área temos vindo a definir prioridades claras para garantir que continuamos a ter um bom desempenho, enquanto fazemos uma diferença real na vida das pessoas e no nosso planeta. De facto, uma das nossas maiores prioridades é a eficiência: continuar a reduzir a energia e água que os nossos produtos usam, extraindo menos recursos, minimizando substâncias perigosas e diminuindo o impacto da nossa pegada operacional, mas sem descurar da perspetiva de inovação e design, ao mesmo tempo que facilitamos a vida ao consumidor, entregando-lhe mais tempo para desfrutar da vida”.

Outra das novidades para este ano é uma nova unidade de negócio, liderada por João Cepeda, que conjuga os micro-ondas de livre instalação, o ar condicionado, os pequenos eletrodomésticos e os acessórios WPro, forte aposta do grupo para aportar valor acrescentado aos seus parceiros. Tratam-se de acessórios universais, que podem ser por isso usados nos eletrodomésticos de outras marcas, mesmo as concorrentes, e que vêm permitir vendas incrementais e libertar mais margem aos parceiros de negócio.

Com todas estas propostas, o grupo pretende consolidar a sua posição de liderança em livre instalação no total do mercado (MDAS), onde detém uma quota de 22% em valor (total de 2015). “Fechámos 2015 com uma quota em frio, roupa e secadores de livre instalação acima da média do mercado, mas faltava-nos a loiça. Conseguimos alcançar essa liderança em livre instalação, ainda antes da apresentação destas novidades, em março, abril e maio”, confirma Hugo Silva. “Temos ainda o objetivo de elevar esta quota acima dos 27,6% e é para isso que estamos a trabalhar, com o melhor produto do mercado. As nossas marcas entregam volume, mas também valor, e é o consumidor que reconhece esse valor”. Além disso, o grupo também pretende alcançar a médio/longo prazo a primeira posição em encastre. Metas para as quais conta com contributo das três marcas presentes no mercado nacional.

Publicidade

Concorrência de Aldi e Lidl leva Sainsbury’s a terminar aventura no discount

Futuro da Staples no Reino Unido em análise