in

Vinexpo realiza-se com sucesso em Bordéus

A Vinexpo 2015, que decorreu em Bordéus de 14 a 18 de junho, mostrou-se um sucesso dando mostras de “uma confiança renovada entre os profissionais do sector do vinho e das bebidas espirituosas”.

A confiança dos expositores recebeu um novo fôlego muito por conta da tão aguardada recuperação do mercado chinês, após dois anos de declínio, bem como pela presença reforçada de compradores americanos. Os Estados Unidos foram os convidados de honra nesta 18ª edição, e os compradores afluíram a Bordéus, encorajados pelas taxas de câmbio favoráveis ao dólar e pela retoma crescente do consumo americano”, refere em comunicado.

Tínhamos expectativas muito elevadas antes de vir à Vinexpo 2015. Durante todo o certame continuámos muito impressionados com a elevada qualidade das nossas reuniões e provas com profissionais do trade e media de todos os mercados chave,” afirmou Peter Gafo, um produtor reconhecido da Penfolds Winery (Austrália).

A participação na Vinexpo 2015 manteve-se estável em comparação com a edição de 2013, tendo recebido 48 500 visitantes. No entanto, o perfil do visitante foi este ano mais profissional e internacional do que em edições anteriores. O certame foi visitado por 151 nacionalidades, com um crescimento notável nos visitantes oriundos da China (+14%), do Japão (+5%), dos Estados Unidos (+15%), de África (+18%), da Oceânia (+28%) e da Europa do Sul (+7%).

Pelo contrário, a crise que afeta atualmente os mercados europeus resultou num menor número de visitantes franceses (-2%), alemães (-8%), do Benelux (-12%) e ingleses (-2%). Guillaume Deglise, CEO da Vinexpo, salientou: “A edição de 2015 é apenas um passo para a Vinexpo. Redobraremos os nossos esforços para atrair profissionais de todos estes mercados e faremos a indústria vitivinícola francesa orgulhosa de ser anfitriã desta reunião global.”

A maioria dos visitantes da feira (64%) continuam a ser de origem francesa, logo seguidos de visitantes da China, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido.

A organização anunciou que, na edição de 2017, a Vinexpo terá um novo formato com a duração de quatro dias. Isto permitirá ir de encontro às necessidades dos profissionais que querem tirar o melhor partido da sua visita, com uma abordagem mais intensiva e eficiente.

A organização anunciou ainda que Vinexpo Hong Kong terá lugar entre 24 e 26 de maio de 2016, e a Vinexpo Tóquio decorrerá entre 15 e 16 de novembro de 2016.

Curso de Pós-Graduação em Gestão da Distribuição e Logística tem nova edição

Lidl investe 1 milhão de euros na loja das Caldas da Rainha