in ,

Vendas de produtos de luxo caem 30% no primeiro trimestre

Embora haja sinais de recuperação na China, as vendas globais de produtos de luxo devem sofrer uma queda de 25% a 30% no primeiro trimestre. Os dados aparecem no último relatório da consultora estratégica Bain & Company, intitulada “Luxury after Covid-19: Changed for (the) Good?”.

De facto, as marcas de luxo sentiram os primeiros efeitos quando o surto do coronavírus se espalhou pela China, um país cujos cidadãos representam 35% do mercado global de produtos de luxo e foram responsáveis ​​por 90% do crescimento do sector a escala global em 2019. Quando o vírus chegou à Itália, onde muitas dessas marcas têm sede e principais fornecedores, enfrentaram o desafio adicional de operar como e onde era possível.

No entanto, agora que os principais mercados da indústria de luxo do mundo foram atingidos por esta crise, as marcas deram prioridade à proteção de funcionários e clientes, através do fecho de lojas, entre outras medidas. Também estão a ajudar na resposta à saúde pública, oferecendo as suas fábricas para a produção de bens essenciais, como desinfetante para as mãos ou roupas de proteção. LVMH, Givenchy, Hermès, Armani, L’Oréal ou Brooks Brothers estão a fabricar materiais médicos.

Além da crise de saúde pública, a pandemia representa uma séria ameaça ao sector. O PIB, o emprego, o poder de compra e os mercados financeiros estão sob forte pressão, com uma consequente queda na confiança e disposição dos consumidores para gastar. Além disso, as compras de bens e serviços de luxo pelos turistas continuarão a ser interrompidas por restrições de viagens e um medo persistente de um possível contágio em aviões e cruzeiros.

Num cenário intermediário, destaca a Bain & Company, sugere-se uma contração entre 22% e 25%, o que equivaleria a uma redução entre 60 mil e 70 mil milhões de euros. O facto positivo para o sector é a aparente recuperação do mercado chinês.

Takeaway

Pingo Doce e Takeaway.com entregam refeições ao domicílio

Nobre lança iniciativa Food for Drivers