in

Vendas da Sonae crescem 8,1%

O volume de negócios da Sonae aumentou 8,1%, para os 5.951 milhões de euros, com o crescimento de todas as áreas de negócio, com destaque para a Sonae MC (+7%) e para a Worten (+7,6%) que apresentaram igualmente crescimentos elevados no mesmo universo de lojas.

Em termos de rentabilidade, o EBITDA recorrente cresceu 12,2%, para 425 milhões de euros, e o EBITDA total alcançou 483 milhões de euros, a que corresponde um crescimento de 26,7%.

O resultado líquido do grupo ultrapassou os 220 milhões de euros, crescendo 33,7%, com uma evolução particularmente positiva do resultado direto, que aumentou 58,3% face ao ano de 2017.

A Sonae reforçou também a sua solidez financeira, com a dívida líquida a situar-se em 1.317 milhões de euros no final de 2018, incluindo a aquisição de 20% da Sonae Sierra por 256 milhões de euros e a consolidação da dívida desta empresa.

A Sonae MC alcançou o crescimento recorde da última década. O volume de negócios, aumentou 7% em termos homólogos e ultrapassou os quatro mil milhões de euros. Este desempenho foi suportado por um crescimento like for like (LfL) de 2,8% em 2018, assim como pela expansão da rede de lojas. É, ainda, de destacar, o rápido desenvolvimento do comércio eletrónico, com crescimento de dois dígitos durante o ano passado, motivado pelo aumento do número de clientes e do valor médio de compra.

O ano terminou com uma rede de lojas total de 1.085 (incluindo franquiadas), mais 122 face a 2017, entre as quais três lojas próprias Continente Modelo e 13 Continente Bom Dia. Em 2019, a Sonae MC já abriu mais três Continente Bom Dia e um Continente Modelo.

A Worten registou um forte quarto trimestre, concluindo o ano com um volume de negócios total de 1,1 mil milhões de euros, 7,6% acima do limiar dos mil milhões ultrapassado no final de 2017. Este desempenho foi impulsionado por um crescimento de LfL das vendas de 5,6% e por um crescimento de dois dígitos no comércio eletrónico, tanto em Portugal como em Espanha. O LfL foi de 5,6% no quarto trimestre com as vendas da Worten a atingirem 343 milhões de euros, representando um crescimento de 8,1% face ao período homólogo de 2017, com uma importante contribuição da Black Friday.

A rede de lojas aumentou em 17 unidades, atingindo um total de 257 lojas Worten na Península Ibérica, no final do ano.

2018 foi desafiante para todo o sector de moda, mas a Sonae S&F conseguiu um quarto trimestre positivo com crescimento acima de valores de referência do mercado. Esta unidade de negócio registou um crescimento LfL de 7,2% e vendas de 104 milhões de euros no quarto trimestre, significando um crescimento total de 7,9% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Com este desempenho trimestral, as vendas totais da Sonae S&F atingiram 369 milhões de euros em 2018 e aumentaram 1,9% em comparação com 2017.

Na área do desporto, em aproximadamente nove meses do primeiro ano da joint-venture Iberian Sports Retail Group (ISRG), o volume de negócios atingiu 411 milhões de euros, uma melhoria de 9,5% impulsionada sobretudo pelo desempenho de vendas da Sprinter e da JD.

Acionistas do Grupo DIA abrem caminho à OPA de Mikhail Fridman

Portugueses gastam mais mas desacelera crescimento em volume