in ,

Venda de bens tecnológicos cai 18%

Na semana em que foi decretado o estado de emergência em Portugal, a venda de bens tecnológicos teve uma queda abrupta de 18%, revela a análise da GfK.

À medida que a Covid-19 se alastra globalmente, os consumidores portugueses adaptam-se a uma nova realidade, centrada em teletrabalho e distanciamento social, o que afetou as vendas de imediato, de 16 a 23 de março, em comparação com a semana homóloga do ano passado.

Contrariando esta tendência, as categorias relacionadas com Home Office registaram elevadas subidas, nomeadamente em impressoras multifuncionais (+231%) e computadores portáteis (+62%). No segmento dos pequenos eletrodomésticos, também as máquinas de café registaram uma performance muito positiva, com um aumento das vendas na ordem dos 46%.

Embora seja difícil prever o efeito total do vírus no mercado, a distância social afetará certamente o total de vendas. No entanto, há uma janela de oportunidade a explorar através do comércio online, que na semana em análise apresentou um crescimento de mais de 80%, como resultado da experimentação de novas formas de compra.

 

(Fonte: GfK Portugal)

Portugueses correm às lojas para armazenar produtos essenciais

Dachser

Dachser anuncia novo Conselho de Administração