Vai ser possível trocar plástico por senhas de supermercado

Trocar plástico por senhas de supermercado é um dos incentivos propostos pelo Governo para potenciar a reciclagem.

Esta quinta-feira, dia 7 de junho, será apresentado um pacote de medidas, entre as quais está a possibilidade de trocar plástico usado nos supermercados por senhas para gastar nessa superfície comercial, segundo avança o Diário de Notícias. “Até 2021, Portugal vai ter um sistema de incentivos para quem reciclar estes materiais”, diz ao jornal o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. “Uma das principais medidas é a instalação de unidades de recolha em pontos de grande venda de plásticos, como os supermercados. O peso que o consumidor entregar será depois convertido em senhas de compras nesses mesmos estabelecimentos”.

Esta medida poderá entrar em vigor já no próximo ano, no caso das grandes superfícies, seguindo-se depois as estações de serviço e as áreas de restauração das grandes superfícies.

Caso a medida não surta o efeito desejado, poderão ser implementadas taxas de retorno para as garrafas de plástico de águas e refrigerantes, à semelhança do que acontece com as garrafas de vidro com tara. No caso das águas e dos refrigerantes, Carlos Martins propõe também que as garrafas, tampas e rótulos sejam feitos do mesmo material, de modo a simplificar o tratamento de resíduos.

A recolha porta a porta feita pelos municípios deverá também ser alargada, não só para os plásticos, mas também para os biorresíduos, como resíduos alimentares e dos jardins.

Seminário aberto sobre defesa e promoção da concorrência na era digital

“Em 2018 continuamos a crescer na preferência das famílias portuguesas e lançamos as bases para a internacionalização da marca”