in

Transferências bancárias passam a ser imediatas para a zona euro

empresas
Foto Shutterstock

As transferências bancárias imediatas já estão disponíveis para a zona euro, devido à ligação do sistema nacional ao europeu, divulgou o Banco de Portugal (BdP). ”A partir de hoje será possível efetuar transferências imediatas pan-europeias com a mesma facilidade com que se efetuam as transferências imediatas nacionais”, pode ler-se num comunicado divulgado pelo banco central.

Como relata a Smartpayments News, a possibilidade deve-se à ligação da solução nacional ao TIPS – TARGET Instant Payment Settlement, o sistema disponibilizado pelo Eurosistema para a realização de transferências imediatas a nível pan-europeu.

Neste momento de arranque, é possível realizar transferências imediatas de e para 14 prestadores de serviços de pagamento nacionais, que se encontram ligados a cerca de quatro mil bancos europeus, em Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Letónia e Países Baixos, de acordo com o Banco de Portugal.

A adesão ao TIPS é facultativa por parte dos prestadores de serviços de pagamentos, pelo que, numa primeira fase, nem todas as instituições ativas no mercado de serviços de pagamento de retalho nacional e europeu irão disponibilizar esta solução aos seus clientes. Espera-se, no entanto, um gradual aumento de cobertura ao longo dos próximos meses, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado“, diz ainda o BdP.

 

Instant Payments Solution da SIBS

A plataforma Instant Payments Solution da SIBS, lançada em 2018 para assegurar o processamento de transferências imediatas a nível nacional, passa agora também a disponibilizar transferências imediatas entre instituições financeiras europeias. O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, assegurando que os fundos chegam às contas dos beneficiários em segundos.

De acordo com a SIBS, desde o lançamento desta solução. foram realizadas em Portugal, no último ano, mais de cinco milhões de transferências imediatas, o que representa cerca de 450 mil operações por mês, no valor de 520 milhões de euros por mês, com um valor médio de cerca de 1.150 euros.

Este é um avanço que permite que Portugal volte a estar na dianteira dos pagamentos a nível europeu, contribuindo mais uma vez para o crescimento dos pagamentos eletrónicos na Europa. O trabalho desenvolvido pela SIBS permite que os bancos portugueses possam disponibilizar aos seus clientes a solução de transferências imediatas pan-europeias. As transferências imediatas têm crescido e é expectável que o recurso a esta ferramenta, que permite transferir dinheiro em poucos segundos e em qualquer dia e hora entre contas de diferentes bancos, venha a acelerar ainda mais”, afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS.

Well's Alta de Lisboa

Well’s é a primeira marca de beleza, saúde e bem-estar a receber o selo COVID Safe da APCER

Too Good to Go

Grandes grupos do retalho e da distribuição juntam-se à Too Good To Go