in

Tomate eleito “Produto Excelência”

Na edição 2014 dos Prémios Agricultura, o júri da competição elegeu o tomate como Produto Excelência e entregou o troféu à AIT – Associação dos industriais de Tomate, em representação de toda a fileira. A cerimónia contou com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

O facto do sector do tomate em Portugal estar na vanguarda mundial, a notoriedade que o produto tem vindo a ganhar nacionalmente, o êxito que está a fazer em vários países, nomeadamente no Japão, que é o mais exigente dos mercados em matéria de qualidade do produto, bem como a reconhecida importância que tem para a economia nacional contribuíram decisivamente para que o júri atribuísse esta distinção ao tomate. Uma das principais razões para os bons resultados que o sector tem vindo a apresentar prende-se precisamente com a qualidade, cor e sabor do tomate produzido em Portugal, vantagens competitivas resultantes das características especiais do clima e do solo que permitem um excelente nível de maturação”, afirma em comunicado a associação.

O Prémio Produto Excelência é um galardão especial, uma vez que só é atribuído quando o júri considerar existirem todas as condições para o fazer.

A AIT, fiel depositária do prémio, é a associação sectorial que representa o sector do tomate de indústria português, um sector produtivo que se destaca fortemente a nível nacional e mundial. Ao exportar 95% da produção, Portugal ocupa o 4º lugar no ranking dos maiores exportadores mundiais. A nível nacional, a fileira do tomate é uma das principais indústrias agroalimentares do país. Em 2014, o sector processou um milhão e duzentas mil toneladas de tomate, ou seja, 250 milhões de euros em exportações. De destacar, ainda, que Portugal é o país europeu com maior rendimento por hectare e a nível mundial está no top 3.

Bosch adota software português

Continente eleito Superbrand 2014