Tetra Pak
in

Tetra Pak economiza 10 milhões de toneladas de emissões de CO2 em toda a cadeia de valor

A Tetra Pak apresenta a edição anual do seu relatório de sustentabilidade, “Impulsionando a Transformação”, no qual destaca os progressos e compromissos alcançados em 2019 nas suas três principais áreas de atuação: a proteção e segurança dos alimentos, das pessoas e do futuro, com o objetivo de transformar a indústria alimentar e de bebidas em prol da sustentabilidade, a uma escala mundial.

A nossa estratégia de sustentabilidade engloba toda a cadeia de valor, incluindo os desafios ambientais, sociais e económicos que enfrentamos. Dos nossos programas de alimentação escolar aos compromissos de economia circular que assumimos, passando pelas iniciativas de diversidade e inclusão, esforçamo-nos constantemente por proteger os nossos próprios colaboradores, apoiar as comunidades onde operamos, proteger o futuro do nosso planeta e o sucesso a longo prazo dos nossos clientes. Em 2019, os nossos esforços ajudaram a construir cadeias de valor mais transparentes e sustentáveis, que continuarão a assegurar que oferecemos alimentos seguros em qualquer parte”, afirma Ramiro Ortiz, diretor geral da Tetra Pak Ibéria.

 

Portugal

Em Portugal, a Tetra Pak continua a contribuir para a transformação da indústria nacional, ao oferecer soluções de embalagens baixas em emissões de carbono. O plástico proveniente de fontes não renováveis, de origem fóssil, tem sido progressivamente substituído por recursos renováveis, nomeadamente polímeros de origem vegetal, fabricados a partir de cana-de-açúcar.

Um exemplo nesta área é o lançamento feito pela Lactogal, no mercado nacional e ibérico, da embalagem Tetra Brik Aseptic Edge 1L para as embalagens de leite de um litro da Mimosa. Produzida a partir de papel proveniente de fontes responsáveis, com certificação FSC, e de polietileno de origem vegetal fabricado a partir da cana-de-açúcar, a nova embalagem permitiu à marca reduzir as emissões de CO2 em 21%, em comparação com a embalagem anterior, o que representa uma diminuição de  1,2 milhões de quilogramas de CO2, por ano. Adicionalmente, a Tetra Brik Aseptic Edge 1L é certificada com o selo Carbon Trust, que certifica a redução das suas emissões de carbono.

Por outro lado, a Tetra Pak inaugurou, ainda em 2019, a primeira linha de produção de palhinhas de papel na Tubex, a fábrica localizada em Lisboa. Fabricadas a partir de papel reciclável e certificado pelo FSC, as novas palhinhas de papel são produzidas em Portugal e distribuídas para toda a Europa. A Tetra Pak foi a primeira empresa no sector, a nível europeu, a disponibilizar este tipo de palhinhas aos seus clientes.

 

Compromissos

Com a assinatura do Compromisso Global por uma Nova Economia de Plásticos da Fundação Ellen MacArthur (EMF), a Tetra Pak assume o compromisso de industrializar a produção de palhinhas de papel, até atingir uma escala que dê resposta à procura global, até 2025; incorporar um mínimo de 10% de conteúdo de plástico reciclado, em média, nas embalagens de cartão para bebidas vendidas na Europa, também até 2025, sempre que seja possível dispor de plásticos reciclados adequados e seguros a nível alimentar do ponto de vista técnico e económico; e aumentar a reciclagem de PolyAl, os componentes sem fibra do cartão utilizado nas embalagens para bebidas, quer quando reciclados em mistura, quer em separado. Por último, utilizar plásticos reciclados para o embalamento secundário e para material de distribuição.

No que diz respeito à inovação das embalagens, em 2019, a Tetra Pak comprometeu-se a concentrar esforços no desenvolvimento da embalagem de cartão ideal para os clientes, totalmente renovável e reciclável. Para dar resposta a este desafio, tem existido um aumento considerável do investimento feito nesta área.

Em relação às operações e às fábricas, em 2019, o uso de energia renovável passou de 55% para 69%. A Tetra Pak está perto de cumprir as metas RE100 de 80%, até 2020, e 100%, até 2030. Todas as fábricas de material de embalagem presentes na União Europeia estão já a utilizar energia 100% renovável.

Quanto à reciclagem, a Tetra Pak investiu um total de 23 milhões de euros, entre 2012 e 2019, em infraestruturas de recolha e reciclagem nos mercados onde opera. Desta forma, contribuiu para o aumento do número de instalações de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas em todo o mundo, que passou de 40 para mais de 170, atualmente.

O relatório de sustentabilidade de 2020 inclui igualmente os marcos conseguidos no âmbito da proteção dos alimentos e das pessoas. Para mais informações, basta aceder a este link.

água

Mercado mundial de água engarrafada cresceu 5,3% entre 2013 e 2018

Mango

Mango lança conta oficial no TikTok