in

Tetra Pak apresenta nova geração de máquinas de enchimento

A Tetra Pak apresentou na Fispal – Feira Internacional de Tecnologias que decorre em São Paulo, no Brasil, a Tetra Pak E3, uma máquina de enchimento que utiliza feixes de eletrões para esterilizar o material de embalagem em substituição do peróxido de hidrogénio. Comparada com a plataforma Tetra Pak A3/Speed, a máquina de enchimento Tetra Pak E3 “baixa os custos operacionais, melhora o desempenho ambiental e aumenta a flexibilidade de produção”, declara a Tetra Pak em comunicado.

No centro da nova máquina está a tecnologia de esterilização eBeam desenvolvida pela Tetra Pak em colaboração com a COMET. A tecnologia permite centrar um feixe controlado de eletrões sobre a superfície do material de embalagem no interior da máquina de enchimento, eliminando quaisquer bactérias ou micro-organismos presentes.

Charles Brand, vice-presidente executivo de Product Management & Commercial Operations da Tetra Pak refere: “Este é um desenvolvimento muito entusiasmante. A Tetra Pak E3 não só oferece aos clientes vantagens significativas em termos ambientais e de custos de produção como marca o início de uma nova era no mundo das embalagens de cartão para alimentos líquidos. A eficiência e eficácia dos equipamentos de enchimento acabam de dar um grande passo em frente.

A utilização da tecnologia eBeam remove uma limitação física de longa data à velocidade de produção das embalagens de cartão para alimentos líquidos: o processo de esterilização com peróxido de hidrogénio. Com a tecnologia eBeam, a capacidade de produção aumenta para até 40,000 embalagens individuais por hora ou seja, 11 embalagens por segundo. Testes de mercado revelaram que este aumento de produção pode gerar uma redução até 20% nos custos operacionais”, explica ainda a empresa.

A Tetra Pak E3/Speed estará disponível para comercialização no início de 2016. O equipamento produz embalagens familiares Tetra Brik Aseptic 1000 Edge com LightCap 30, com capacidade para 15,000 embalagens/hora.

Publicidade

Guloso lança Polpa de Tomate Picante

Trident oferece “férias para toda a vida”