in

Symington e Esporão na lista das marcas de vinho mais admiradas do mundo

Imagem Shutterstock

A Symington Family Estates, produtora de vinhos na Região Demarcada do Douro desde o século XIX, está no top 10 das Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, em 2020. Nos  prémios anuais Drinks International, votados por um júri de peritos internacionais, a Symington garantiu a sétima posição, conseguindo um lugar entre quatro produtores europeus presentes nas 10 primeiras posições da tabela. Com apenas duas marcas portuguesas distinguidas na lista completa do top 50, a empresa familiar destaca-se como a mais bem qualificada, com o Esporão a distinguir-se na 13.ª posição.

A Drinks International reconheceu especificamente o trabalho que a família Symington, que se assume em todo o mundo como um produtor multigeracional de vinho do Porto, tem realizado nos últimos 20 anos para desenvolver uma gama de vinhos portugueses e para conseguir uma forte distribuição para os mesmos. Do Douro incluem-se os vinhos Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano e Prats & Symington (produtores do Chryseia). Já relativamente a 2019, destacam-se os primeiros vinhos lançados da Quinta da Fonte Souto, o projeto da família na subregião de Portalegre, no Alto Alentejo.

A academia de votação também classificou produtores lendários como a Torres, Penfolds, Antinori, Vega Sicilia, Catena Zapata e Cloudy Bay, que integram o top 10.

Rupert Symington, CEO da Symington Family Estates, avança que “este é um fantástico reflexo da reputação que temos construído ao longo de muitos anos, não  apenas como empresa familiar de vinhos com credenciais de qualidade impecáveis, mas também, em nosso entender, um testemunho da nossa reputação de longo prazo e compromisso sério em sermos uma empresa responsável e ética, especialmente agora que nos tornarmos na primeira empresa de vinhos em Portugal com certificação B Corporation. Este reconhecimento chega numa altura difícil para todos a nível mundial, independentemente do país ou sector onde cada um de nós trabalha, e é uma motivação bem-vinda para a nossa equipa que tem respondido de forma notável aos desafios de adaptação à nova realidade criada pelo coronavírus”.

Já o Esporão ficou em 13.º lugar no ranking dos The World’s Most Admired Wine Brands 2020, um reconhecimento que deixa os gestores da marca bastante satisfeitos. “Este reconhecimento é particularmente especial para o Esporão, pelo seu carácter global, pela abrangência e qualidade do painel que o atribui e como motivação no momento delicado que o mundo vive. Construir uma marca de vinhos reconhecida em todo o mundo era parte central da visão inicial e ousada dos fundadores do Esporão. Estamos, e continuaremos, a realizar essa visão”, comenta João Roquette, CEO do Esporão.

Por sua vez, Martin Green, editor da Drinks International, destaca que “as Marcas Mais Admiradas – edição 2020 apontam os holofotes para os mais icónicos, excitantes e inovadores produtores em cada continente. Existem milhares de produtores a tentar afirmar-se no palco mundial, mas apenas 50 marcas de elite atingiram a meta. Conseguir um lugar nesta prestigiada lista é um feito tremendo, até porque há um número de produtores fantásticos que ficaram de fora. Parabéns a todas as marcas contempladas este ano. Mereceram o respeito de centenas de profissionais do vinho e de peritos espalhados pelo mundo e alcançaram agora um selo supremo de qualidade”.

Para a atribuição destes prémios, a Drinks International reuniu a sua academia de especialistas constituída por profissionais da indústria do vinho, desde comerciantes, retalhistas, importadores, bartenders, proprietários de garrafeiras e bares, Masters of Wine, críticos de vinho, jornalistas especializados em vinho e professores de enologia. Depois, com o recurso à Wine Intelligence (empresa especializada em estudos de mercado, estatísticas e consultoria), foram realizadas mais de 160 mil entrevistas a consumidores de vinho de todo o mundo. Os critérios avaliados passam por qualidade e consistência, relação preço – qualidade, “sentido de lugar” dos vinhos, país de origem ou o tipo de castas produzidas.

 

Top 50 – Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, em 2020

Inteligência artificial

Previsão de crescimento das TIC na Europa desacelera devido ao impacto do coronavírus

Sector do retalho chinês a caminho da total recuperação