in

Stocks de Bacalhau na Islândia ao nível mais alto dos últimos 30 anos

Os stocks de bacalhau na Islândia estão ao nível mais alto desde 1985, mantendo a tendência de crescimento desde que em 2007 foram implementadas medidas para recuperar a espécie.

A política de pescas responsável adotada pelas autoridades islandesas tem permitido um aumento gradual e controlado da pesca de bacalhau e outras espécies.

Para este ano a captura de bacalhau recomendada para as águas islandeses é de 239 mil toneladas, uma subida face às 210 mil toneladas capturadas em 2014.

Gudný Káradóttir, diretora da Food – Fisheries and Agriculture da Iceland Responsible Fisheries, explica que “a gestão das pescas na Islândia é baseada numa extensa pesquisa sobre os stocks de peixes e o ecossistema marinho. Um regime de limitação de capturas constitui a pedra angular do sistema de gestão da pesca islandesa. A gestão é igualmente regulada por outras medidas, como os limites de áreas de pescas, restrições nas artes de pesca e o recurso a áreas fechadas para conservar habitats vulneráveis e importantes”.

As medidas implementadas incluem a certificação que entrou em vigor em 2010 e que permite rastrear todo o produto desde que é pescado até chegar à mesa do consumidor.

Gudný Káradóttir acredita que “a recuperação dos stocks de bacalhau vai continuar, é o que nos dizem todos os indicadores. A pesca é essencial para a economia islandesa e é hoje entendido e aceite que sem uma gestão que garanta a sustentabilidade dos stocks no muito longo prazo, o sector das pescas, o segundo mais importante da nossa economia, estaria condenado“.

O bacalhau é a espécie de peixe mais exportada pela Islândia que tem em Espanha, Reino Unido, França e Portugal os seus principais mercados.

O sector das pescas é o segundo com maior peso na economia islandesa e vale 41% das exportações de produtos, sendo que o sector das pescas e transformação de peixe representa 5,3% dos postos de trabalho diretos na Islândia.

Prémio do Júri é atribuído ao Programa Leite de Vacas Felizes

Vulcano apresenta a ferramenta Assistente ErP