in

STEF consolida volume de negócios no primeiro trimestre

A retoma do consumo alimentar em França e Espanha é sentida neste início do ano 2017 e favoreceu a progressão do volume de negócios da STEF em 6,1%.

Excluídas as vendas realizadas por conta de terceiros (de clientes do sector da restauração localizados em França, Espanha e Bélgica), o aumento cifra-se em 6,8%.

A variação do perímetro refere-se à aquisição, no final de abril de 2016, da sociedade Vers-Express, nos Países Baixos, e representa um volume de negócios de 1,2 milhões de euros no período.

O transporte, em França, beneficiou da retoma do consumo alimentar, com os volumes de mercadorias transportadas a registarem um crescimento de 1,9%.

O volume de negócios, reforçado por um mês de março particularmente dinâmico, subiu 5,8% no trimestre (dos quais 2% excluindo cláusulas de gasóleo).

A atividade de logística foi marcada por um forte crescimento da atividade por conta dos industriais agroalimentares que beneficiam, nomeadamente, de duas novas instalações: um entreposto especializado em TSA (temperado seco alimentar), no norte de Orléans, e um entreposto para a massificação de produtos frescos em Darvault, no sul de Île-de-France.

A Península Ibérica aborda o ano de 2017 com serenidade. O desenvolvimento comercial e a densificação da rede de transporte de grupagem contribuíram para o aumento de 6,3% do volume de negócios. A Bélgica distinguiu-se também com um volume de negócios em alta de 16,6%, uma consequência de novos contratos assinados no final de 2016 nas atividades de logística, bem como de sinergias implementadas com os Países Baixos. Todas as outras implantações do grupo na Europa registaram um crescimento de atividade, nomeadamente graças ao efeito de um ano pleno de contratos relevantes conquistados no ano 2016.

No sector marítimo, o primeiro trimestre foi mais positivo, nomeadamente em comparação com um início do ano de 2016 que tinha sido marcado por bloqueios penalizadores para a atividade. Suportado por uma atividade de frete bem orientada (volumes aumentaram 20%), o volume de negócios apresentou uma forte subida, com um crescimento de mais de 9,7%.

Ecommerce Europe inova nos serviços transfronteiriços de entrega de encomendas

Marcas de fabricante apresentam resultados negativos pela primeira vez desde 2016