in

Soluções digitais possibilitam acesso a uma vida mais saudável

A indústria dos bens de consumo enfrenta atualmente uma disrupção sem precedentes advinda dos efeitos da pandemia da Covid-19, que, embora tenha afetado quase todas as regiões em todo o mundo, tem sido também um catalisador da mudança.

A pandemia da Covid-19, fez-nos ver o quanto o mundo pode mudar rápida e profundamente. Os membros do The Consumer Goods Forum têm de estar na vanguarda desta transformação, impulsionando resultados positivos para as pessoas,” afirma Sharon Bligh, Healthier Lives Director do The Consumer Goods Forum.

 

Estudo

O The Consumer Goods Forum (CGF) e a Capgemini publicaram um novo estudo que destaca quatro grandes conceitos digitais destinados a impulsionarem a agenda do Collaboration for Healthier Lives (CHL) Coalition of Action do CGF, simplificando a jornada do cliente e melhorando o seu acesso a opções mais saudáveis.

Intitulado “Building healthier baskets to impact at scale”, o estudo visa alavancar a tecnologia digital e os dados para permitir uma mudança positiva generalizada. A conceção e a implementação dos conceitos digitais elencados baseiam-se nas principais aprendizagens resultantes de iniciativas locais do CHL na China, em França, no Japão, na América Latina, no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Turquia e visam “simplificar o complexo mundo da vida saudável“.

 

Conceitos

O primeiro destes conceitos é Decoded, um sistema codificado por cores que ajuda os consumidores a visualizarem as escolhas saudáveis e a navegarem nas compras durante a sua jornada de cliente.

O segundo refere-se a Better Together, uma plataforma social de e-commerce que convida os micro-influenciadores a alojarem vídeos gravados ou transmitidos em direto e que se focam em avaliar, recomendar e usar produtos de saúde e bem-estar. A comunidade de utilizadores pode participar ativamente, fazendo perguntas e comentando através do chat ao vivo, à medida que utiliza os produtos.

O terceiro conceito é Contextual Cart, um sistema preditivo que utiliza dados ambientais contextuais, dados históricos de compra e objetivos de bem-estar pessoal para criar proativamente recomendações de compras personalizadas para os consumidores.

 

Experiência de compras “gamificada”

Finalmente, o quarto conceito Simul-ate fere-se à experiência de compras “gamificada” que ensina a adquirir hábitos saudáveis. Aproveita as aplicações existentes dos retalhistas para criar uma viagem personalizada de compras, impulsionando mudanças de comportamento a cada semana. Os desafios são personalizados para cada agregado familiar e baseados no histórico de compras a partir de dados dos cartões de fidelização.

O ambiente em que vivemos atualmente acentua a relevância do papel das tecnologias digitais na criação da nossa agenda de saúde e bem-estar, bem como a nossa capacidade de criarmos mudanças duradouras e sustentáveis. Ao concebermos cada um destes conceitos, considerámos a tecnologia como um facilitador crítico, que pode ajudar as empresas a desenvolverem o seu nível de maturidade digital enquanto cumprem os seus objetivos e concretizam a missão da Collaboration for Healthier Lives,” afirma Kees Jacobs, vice-presidente de Consumer Goods and Retail na Capgemini.

Estes conceitos destinam-se a ser utilizados como facilitadores de carrinhos de compras mais saudáveis, em vez de serem soluções em si mesmos. Foram desenvolvidos como forma de simplificar a jornada do cliente e de melhorar o acesso a opções de consumo mais saudáveis.

 

Carla Nascimento_XPO Logistics

XPO Logistics nomeia Carla Nascimento 

Máquina_Novo Verde

Projeto piloto da Novo Verde recolheu mais de 500 mil garrafas de bebidas PET