seguros
Imagem Shutterstock
in

Seguros de créditos com garantia do Estado potenciaram exportações

Exportações de 229 milhões de euros entre março e maio para países fora da OCDE

Entre março e maio deste ano, as operações aprovadas no âmbito da Linha de Seguros de Créditos de Curto Prazo para países fora da OCDE com garantia do Estado, gerida pela COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, atingiram 50 milhões de euros, potenciando exportações de 229 milhões de euros, cerca de 7% das exportações portuguesas de bens e serviços destinados a mercados fora da União Europeia.

Durante esses três meses, o número de pedidos submetidos pelas empresas portuguesas a esta linha aumentou cerca de 47%, relativamente ao mesmo período de 2019, em consequência da redução dos níveis de cobertura por parte das companhias de seguros de créditos comerciais, decorrente do aumento de risco causado pela pandemia de Covid-19 e da subsequente crise económica.

 

Aumento da procura

Apesar do aumento da procura, e com a totalidade das equipas em teletrabalho, foi possível à COSEC reduzir o prazo médio de decisão em cerca de 40%, para 5,8 dias úteis desde a entrada da candidatura, em coberturas até um milhão de euros, limite de competência de decisão atribuída à COSEC nesta linha. “Esta melhoria significativa do serviço prestado às empresas só foi alcançada devido ao investimento feito pela COSEC no processo de digitalização dos Seguros de Créditos com Garantia do Estado (SCGE), iniciado em setembro de 2018 e para o qual continuamos a desenvolver melhorias permanentes. Para além disso, desde o início de janeiro, tínhamos iniciado na companhia um projeto piloto de trabalho à distância, que se revelou determinante perante os novos desafios”, afirma Maria Celeste Hagatong, presidente do conselho de administração da COSEC.

Atualmente, todo o processo desta linha de seguros de créditos, a que verifica a maior procura, é realizado online, desde a apresentação das candidaturas pelas empresas, na plataforma SCGEnet, à avaliação e decisão e à própria contratação dos seguros, com emissão e disponibilização dos documentos contratuais aos segurados na mesma plataforma.

FNAC

Fnac eleita empresa de retalho mais atrativa para trabalhar

Lidl Portugal

Lidl Portugal já doou 370 toneladas de bens essenciais