O concurso Decanter World Wine Awards, organizado pela revista inglesa Decanter, destacou o vinho Quinta da Pedra Escrita – Tinto 2020 com o prémio de Best in Show, sendo incluído no Top 50 entre os melhores vinhos de todo o mundo que estiveram na competição, atingindo a pontuação de 97 pontos, a que correspondeu a medalha de platina.
Esta foi a melhor classificação alcançada por um vinho tinto português, sendo apresentado pela revista Decanter como o exemplo do “potencial extraordinário do Douro”, que ano após ano vai conquistando as mais altas classificações neste concurso.
Edição de 2023
Na edição deste ano, estavam inscritos 18.250 vinhos de 57 países, que foram avaliados por um júri que juntou 236 especialistas de 30 países diferentes, incluindo 53 Masters of Wine e 16 Master Sommeliers. Para a escolha do “TOP 50 – Best in Show”, apenas os vinhos melhor classificados entram nesta prova cega final para determinar o melhor dos melhores. De Portugal, apenas mais dois vinhos alcançaram este top, precisamente um Vinho Madeira Terrantez de 1978 e um Vinho do Porto 40 Anos.
“Sempre procurei fazer vinhos que tenham os cheiros e os aromas da nossa terra, com uma pureza aromática que enalteça o nosso terroir, por acreditar no potencial do Douro para fazer vinhos distintos de classe mundial”, afirma Rui Roboredo Madeira, enólogo e proprietário da Quinta da Pedra Escrita. “O Quinta da Pedra Escrita Tinto confirma essa excelência em que procurei destacar o ‘sense of place’, através de uma viticultura que respeita a natureza, tudo em modo de produção biológico e sem rega (‘dry farming’) e numa enologia de mínima intervenção”, acrescenta o enólogo.
É a segunda vez que o vinho Quinta da Pedra Escrita tinto atinge a classificação de 97 pontos no concurso da revista Decanter, juntando-se a outros grandes prémios já conquistados por esta Quinta do Douro, tais como o prémio de Melhor Vinho Branco no Concurso Vinhos de Portugal e Editor’s Choice pela revista norte-americana Wine Enthusiast.
Siga-nos no: