in

Quase 40% dos jovens passam mais de 2 horas por dia nas redes sociais

Foto Nopparat Khokthong/Shutterstock

Os portugueses estão a passar cada vez mais tempo nas redes sociais: a média de utilização destas plataformas em Portugal está agora nos 96 minutos por dia, mais três minutos do que a média diária registada no ano passado.

Sem surpresa, é nos jovens que este hábito está cada vez mais enraizado: 38,1% dos utilizadores com idades entre os 15 e os 24 anos assumem dedicar já mais de duas horas por dia às redes sociais.

A conclusão é da edição de 2020 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, e que indica que o tempo médio despendido pelos jovens nas redes sociais (135 minutos) já se aproxima do dobro do registado pelos utilizadores com mais de 45 anos (75 minutos). São também os utilizadores da classe média aqueles que mais tempo passam nas redes sociais: estão quase mais uma hora ligados às redes do que os utilizadores das classes mais baixas.

 

Hábito diário

O estudo da Marktest confirma também que a visita a redes sociais é já um hábito diário entre os portugueses: 97,7% dos inquiridos revelam que as visitam, pelo menos, uma vez por dia. 87,3% refere fazê-lo várias vezes por dia, enquanto 10,4% indica que a frequência de visita é de uma vez por dia. A quase totalidade dos inquiridos (99,6%) refere visitar redes sociais pelo menos uma vez por semana.

Os fins-de-semana são o período em que os portugueses mais tempo despendem nas redes sociais: 74,1% dos utilizadores referem que os sábados e domingos são os dias em que mais acedem a estas plataformas.

No que respeita ao tipo de funcionalidades que costumam utilizar nas redes sociais, os portugueses citam maioritariamente (82,8%) o envio de mensagens ou utilização de serviços de chat. Ler notícias de sites de informação é a segunda funcionalidade mais referida (67%), logo seguida pelo comentário de publicações de amigos (66,5%).

No que se refere ao hábito de publicação de informação nas redes sociais, a frequência é inferior à média de visita: 63,2% refere que publica pelo menos uma vez por dia. Por contraponto, quase metade dos inquiridos (47,4%) assume atualizar informações várias vezes por dia nas redes sociais. Um total de 79,6% dos inquiridos publica algo nas suas redes pelo menos uma vez por semana. Em média, os utilizadores publicam dois posts ou tweets por dia.

O smartphone mantém-se como o equipamento mais utilizado para aceder a redes sociais: 92% dos inquiridos acedem às redes através do seu telemóvel, deixando a larga distância suportes como o computador portátil (37,1%), o computador de secretária (23,3%), a TV (21,9%) ou o tablet (14,3%).

Brigitte Felber

Brigitte Felber assume a liderança da Nespresso Portugal

Limiano Pausa

Limiano lança snack de queijo “on-the-go”