in ,

Promoções nos mercados tecnológicos bateram recordes em 2015

As promoções nos mercados tecnológicos têm vindo a crescer desde 2011 e, no ano passado, a GfK contabilizou 400 ações.

Em Portugal, assistiu-se a vários tipos de campanhas, desde promoções online, a ações de desconto direto e campanhas envolvendo a loja inteira com produtos de várias áreas de negócio.

Este crescimento das promoções acontece em simultâneo com a diminuição de pontos de venda no sector retalhista de base alimentar. Nos últimos anos, na Europa Ocidental, perderam-se 53 mil pontos de venda, ao mesmo tempo que as vendas online no mercado de produtos tecnológicos para o lar aumentaram em importância (21,7% em 2015 na Europa Ocidental).

Não obstante, apesar da existência de menos pontos de venda, verificou-se que a experiência com o retalhista/ marca foi a mais valorizada pelos consumidores, o que revela que o canal do retalho reforça a liderança no mercado.

A GfK perspetiva ainda que o retalho móvel ganhe importância no futuro e que emPortugal o crescimento seja positivo, sólido, contudo lento.

As áreas com maior crescimento previsto para 2016 são a eletrónica de consumo, telecomunicações e grandes e pequenos eletrodomésticos. Já de forma inversa, as que preveem menor crescimento são a informática, fotografia e entretenimento.

Presidentes da Cerealis e Delta Cafés são sócios honorários da AEP

Miele assegura loiça sem machas e brilhante em apenas 58 minutos