preços
Foto Shutterstock
in ,

Preços mundiais dos alimentos atingem o nível mais alto de sempre em março

Os preços mundiais dos produtos alimentares subiram significativamente, em março, para atingir os seus níveis mais altos de sempre, uma vez que a guerra na região do Mar Negro enviou ondas de choque através dos mercados de grãos básicos e óleos vegetais, afirma a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O índice de preços de alimentos da FAO atingiu 159,3 pontos, em março, mais 12,6% do que em fevereiro, quando já tinha atingido o seu nível mais alto desde a sua criação, em 1990.

O índice acompanha as mudanças mensais nos preços internacionais de um cabaz de produtos alimentares normalmente comercializados. O último nível do índice foi 33,6% mais elevado do que em março de 2021.

 

Cereais

Especificamente, o índice de preços dos cereais da FAO foi 17,1% mais elevado, em março, do que em fevereiro, impulsionado por grandes aumentos nos preços do trigo, em grande parte como resultado da guerra na Ucrânia.

A Federação Russa e a Ucrânia representaram juntas cerca de 30% e 20% das exportações mundiais de trigo e milho, respetivamente, ao longo dos últimos três anos. Os preços mundiais do trigo subiram 19,7% durante o mês, agravados por preocupações sobre as condições das culturas nos Estados Unidos da América. Entretanto, os preços do milho registaram um aumento mensal de 19%, atingindo um máximo histórico, juntamente com a cevada e o sorgo.

Tendências contrastantes entre as várias origens e qualidades mantiveram o valor de março do índice de preços do arroz da FAO pouco alterado, desde fevereiro e, portanto, ainda 10% abaixo do nível do ano anterior.

 

Óleo vegetal

Entretanto, o índice de preços do óleo vegetal aumentou 23,2%, impulsionado pelo aumento das cotações do óleo de sementes de girassol, do qual a Ucrânia é o maior exportador mundial.

Os preços do óleo de palma, soja e colza também aumentaram acentuadamente, em resultado dos preços mais elevados do óleo de girassol, e os preços do óleo de soja foram ainda mais apoiados por preocupações sobre a redução das exportações da América do Sul.

 

Açúcar

Quanto ao índice de preços do açúcar, este subiu 6,7%. desde fevereiro, invertendo as recentes descidas para atingir um nível mais de 20% superior ao de março de 2021.

As perspetivas favoráveis de produção na Índia impediram novos aumentos mensais dos preços.

 

Carne

O índice de preços da carne da FAO aumentou 4,8%, em março, para atingir um valor recorde, impulsionado pelo aumento dos preços da carne de porco relacionado com a escassez de suínos para abate na Europa Ocidental.

Os preços internacionais das aves de capoeira também se firmaram em consonância com a redução dos fornecimentos dos principais países exportadores, na sequência de surtos de gripe aviária.

 

Produtos lácteos

Finalmente, o índice de preços dos produtos lácteos da FAO aumentou 2,6% e foi 23,6% mais elevado do que em março de 2021, uma vez que as cotações da manteiga e do leite em pó subiram acentuadamente, no meio de uma maior procura de importações para entregas a curto e longo prazo, especialmente dos mercados asiáticos.

Pink Movement

MAR Shopping Matosinhos recebe o Pink Market com projetos 100% portugueses

Buondi

Buondi é o café oficial da Cepsa