in ,

Perdas de MediaMarkt e Saturn disparam

As alemãs MediaMarkt e Saturn viram as suas perdas crescerem em 50% e o volume d enegócios estagnar, mas a proprietária Ceconomy acredita que o futuro é positivo, já que a transformação deve trazer recompensas.

Ceconomy confirma as suas previsões para o atual ano fiscal: não são esperados grandes resultados, mas o grupo diz que a sua reorganização está a caminhar na direção certa, embora seja necessária uma transformação adicional, de acordo com o CEO, Jörn Werner.

O volume de negócios trimestral comparável subiu 0,2% para 4,6 mil milhões de euros: campanhas de marketing bem-sucedidas na Alemanha e na Itália aumentaram em 1,3% o volume de negócios da Europa Ocidental e do Sul, apesar de 2018 ter uma base de comparação muito forte visto que foram compradas muitas televisões para o Mundial de futebol.

O volume de negócios online da empresa subiu 1,7%. O CEO assinala que quase metade (46%) de todos os pedidos online são realmente adquiridos em lojas físicas. O segmento que vende seguros para novos aparelhos contribuiu para os maus resultados, visto que a sua faturação caiu 8,4%.

O EBIT da Ceconomy caiu drasticamente de menos 30 milhões de euros em 2018 para menos 45 milhões agora, em parte devido a 80 milhões de euros que a empresa teve que pagar pelos custos de reorganização.

As perdas líquidas caíram um pouco, de 90 milhões no ano passado para 62 milhões agora. Isso, no entanto, veio também em grande parte como resultado da venda das suas ações remanescentes da antiga empresa-mãe Metro.

No final do ano, Ceconomy quer anunciar um novo plano de transformação, após ter firmado acordos com os sindicatos sobre centenas de demissões planeadas.

Walmart quer ampliar presença no retalho através de parceria com Tata Group

Deliveroo abandona a Alemanha