in ,

Os portugueses à mesa em 2019

Em 2019, a experiência gastronómica continuou a corresponder ao fator mais importante (71%) na seleção do restaurante. Apenas metade dos utilizadores reservaram um restaurante com base no desconto.

Estes são dados de um estudo do TheFork, referente ao ano de 2019, que analisou o comportamento do consumidor nos restaurantes de Portugal, desde o orçamento e os restaurantes de eleição até às preferências quanto a refeições sozinho, em grupo, ao almoço ou jantar.

Relativamente aos principais critérios utilizados pelos consumidores na seleção do restaurante, a experiência gastronómica continuou a ser o fator mais importante (71%), mas o ambiente (41%), a localização e serviços (40%) também se revelaram decisivos. Os consumidores procuram um ambiente e experiência únicos, sendo que, para os utilizadores, os restaurantes não devem ser apenas um local para refeição, mas uma experiência de entretenimento fora de casa. A popularidade é um fator determinante apenas para 2%.

Com mais de 2.700 restaurantes parceiros em Portugal, o TheFork oferece uma seleção de restaurantes para todos os gostos e alguns com ofertas de até 50%. No entanto, o estudo revela que apenas metade dos utilizadores reservaram um restaurante com base no desconto. Seja o restaurante do momento ou com estrela Michelin, o estudo indica que 28% das reservas foram feitas num dos estabelecimentos da categoria INSIDER, que oferece uma seleção de restaurantes com base em avaliações de guias, utilizadores do TheFork e a apreciação de especialistas.

Tanto em Portugal, como na Europa, sábado é o dia da semana que inclui a maioria das reservas (23%), seguido de sexta-feira (19%) e quinta-feira (14%). O jantar é mais popular do que o almoço, com 69% das reservas. Em média, os consumidores portugueses fazem a sua reserva com seis horas de antecedência, ainda que 21% dos utilizadores efetuem reservas a menos de uma hora da refeição.

O smartphone está a tornar-se cada vez mais popular para reservar online, já que 62% das reservas foram feitas através desse canal, de acordo com os utilizadores do TheFork.

O estudo apurou que mais de metade das reservas (54%) são para duas pessoas e 28% para três a quatro pessoas. Apenas 3% dos portugueses reservaram mesa para uma pessoa.

Em 2019, o orçamento médio para consumo num restaurante, em Portugal, correspondeu a 20 euros por pessoa. Os três tipos de cozinha mais procurados pelos utilizadores portugueses foram os restaurantes tradicionais portugueses, seguidos pelos restaurantes japoneses e internacionais.

Miap, Kitchen Villages e Fumeiro do Mar vencem 2.ª edição do From Start-to-Table

IKEA anuncia o seu maior compromisso de apoio a integração de refugiados até 2022