in

Nutri-score considerado o sistema de rotulagem mais eficaz pelos portugueses

Resultados preliminares de um estudo realizado em Portugal sugerem que o Nutri-score é o sistema de rotulagem mais eficaz na melhoria do perfil nutricional das escolhas alimentares dos consumidores.

Realizado em 2019, replicando estudos também já realizados noutros países, os resultados permitem avaliar, não só a compreensão dos consumidores face aos diferentes sistemas usados nas embalagens para comunicar a qualidade nutricional de um alimento, como também a melhoria das escolhas alimentares dos portugueses. O estudo avaliou vários sistemas (Nutri-score, Semáforo Nutricional, entre outros) e o Nutri-score aparenta ser o método mais eficaz.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apurou, em 2017, que 40% dos consumidores portugueses não compreendem a informação nutricional disponível nos rótulos. O Nutri-score distingue-se dos demais sistemas disponíveis no mercado por avaliar facilmente os alimentos de forma global, permitindo uma fácil compreensão da sua qualidade nutricional. Tendo em conta o teor em proteínas, fibras, fruta, vegetais, leguminosas e frutos secos, são atribuídos pontos por componentes “positivos” e, tendo em conta o teor de ácidos gordos saturados, açúcares, sal e calorias, são atribuídos pontos por componentes “negativos”. Desta forma, é possível ter uma avaliação da qualidade nutricional no seu todo, ajudando os consumidores a tomar melhores decisões no momento de compra.

Serge Hercberg, médico especialista em epidemiologia e nutrição, corresponsável por este estudo, reforça que “o Nutri-score é um sistema de classificação nutricional, com robusta evidência científica. A avaliação dos alimentos é feita de forma global, considerando sempre 100 gramas e não a porção individual do alimento, possibilitando assim uma fácil comparação entre alimentos de uma mesma categoria ou entre um tipo de alimento de diferentes marcas. O nosso objetivo é que o consumidor perceba claramente o valor nutricional do produto que adquire, podendo assim fazer escolhas conscientes e acertadas para a sua saúde. O Nutri-score tem demonstrado, nos vários estudos comparativos, ser claramente o sistema que permite ao consumidor entender mais facilmente quais os alimentos com um melhor equilíbrio nutricional e os resultados preliminares de Portugal parecem estar alinhados com a tendência internacional”. O estudo, realizado por uma equipa internacional, que inclui investigadores portugueses, australianos e franceses, replica o protocolo do FOP-ICE (Front-of-Pack International Comparative Experimental)e  irá ser finalizado e publicado no início de 2020.

Neste momento, está a decorrer uma petição, apoiada pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), que defende a utilização obrigatória do Nutri-score na Europa, de forma a uniformizar o sistema de rotulagem nos 28 Estados-membros (pronutrisocre.org). França e Bélgica já definiram o Nutri-score como o sistema de rotulagem oficial, tendo a Espanha, Alemanha, Holanda e Suíça manifestado oficialmente a intenção do adotar.

Meu Super abre nova loja no Bairro dos Lóios

Henkel

Henkel prevê crescer até 2% em 2020