in

Nível de confiança dos consumidores sobe

A confiança dos consumidores em todo o mundo subiu para seu nível mais alto em quatro anos, de acordo com um levantamento juntos dos 130 líderes globais de retalho, realizado pela World Retail Congress (WRC).

Segundo o relatório, agora no seu quarto ano, é o preço, valor e conveniência ocupam o primeiro lugar na mente dos consumidores, com a qualidade e a “experiência de compra” também altamente classificados. A crescente influência da comunicação social também é destacada por consumidores e retalhistas.

Mas, apesar da crescente importância dos canais digitais, o espaço físico de retalho ainda é o mais importante a influenciar onde os consumidores compram. Cerca de 89% dos retalhistas ainda consideram a loja física como o canal mais importante para permitir a experiência de compra, um número que subiu desde os 73% na pesquisa do ano anterior.

Num ambiente de retalho cada vez mais inconstante, onde os clientes podem envolver-se de tantas maneiras diferentes, a lealdade do cliente é visto como a maior oportunidade, embora possivelmente o maior desafio futuro também, para os retalhistas. Crescimento on-line contínuo, juntamente com o desenvolvimento de novos produtos, também são destacados”, refere o WRC.

A pesquisa foi realizada durante agosto e setembro de 2015, entre um grupo dos maiores especialistas de retalho, 77% dos quais são presidentes ou CEOs, com mais de um terço de empresas com vendas anuais de mais de 1 mil milhão de dólares.

Estes esperam aumentos de receitas de retalho na maioria dos mercados, mas as perspetivas de crescimento mais fortes são o Oriente Médio e África, com 81% e 79% dos entrevistados, respetivamente, a esperar aumentos de vendas nessas regiões. Em contraste, 39% esperam que a taxa de crescimento de vendas da China vá diminuir.

Apesar de desaceleração da China, a Ásia continua a ser o foco para o crescimento internacional com os retalhistas a reconhecer os dados demográficos atraentes e afinidade dos consumidores para as marcas.

Em todos os mercados a prioridade mais importante para o crescimento está em analisar os dados dos clientes, o que ajudará na compreensão do comportamento do cliente.

Isto é cada vez mais impactado pela comunicação social com 55% dos retalhistas a acreditar que os consumidores são fortemente influenciados pela comunicação social e recomendações. As marcas também sentem que o mundo digital está a colocá-los sob pressão, pois pode fornecer um feedback instantâneo, que pode ir viral, com 67% dos interrogados a afirmar que sentem que suas marcas estão mais no centro das atenções do que nunca.

Ian McGarrigle, Presidente do World Retail Congress, comentou que “é reconfortante ouvir que os retalhistas estão otimistas sobre o futuro, mas claramente também reconhecem que a idade da disrupção está bem e verdadeiramente sobre nós e o consumidor digitalmente consciente está a liderar o caminho que os retalhistas devem seguir.

Empresas europeias de “high tech” deslocam produção para junto dos consumidores

L’Oréal Paris lança máscara False Lash Superstar