in

Negócio de hotelaria da Sonae Capital vai abrir novo hotel no Porto

A Sonae Capital, através da sua unidade de negócio de hotelaria, assinou um contrato para a instalação de mais uma unidade hoteleira na cidade do Porto, numa localização privilegiada em plena Avenida dos Aliados.

Esta expansão enquadra-se na sua estratégia de crescimento, que prevê um aumento do número de unidades hoteleiras em exploração, permitindo potenciar sinergias e efeitos de rede na operação.

Com abertura prevista para o primeiro semestre de 2021, o hotel contará com 70 quartos e apresentará infraestruturas de referência. A unidade disponibilizará uma oferta de serviços de bar e restaurante, salas de reunião com luz natural, piscina exterior e ginásio e contribuirá para o reforço da oferta de hotéis boutique em destinos urbanos. “Os nossos objetivos de crescimento têm privilegiado a seleção de localizações prime, sendo o projeto na Avenida dos Aliados mais um importante passo na concretização dessa estratégia. Com a abertura desta quarta unidade no Porto, vamos consolidar a nossa presença neste destino e ampliar a nossa escala, dando cumprimento à estratégia de crescimento capital light definida”, refere Pedro Capitão, CEO da unidade de hotelaria da Sonae Capital.

Atualmente, o negócio de hotelaria da Sonae Capital tem sob exploração seis unidades hoteleiras: três localizadas no Porto (Porto Palácio Hotel, The Artist e The House), duas na Península de Tróia (Aqualuz Tróia e Tróia Residence) e uma na região do Algarve (Aqualuz Lagos). Adicionalmente, tem também já em curso o desenvolvimento de uma nova unidade em Lisboa, no edifício da Estação Ferroviária de Santa Apolónia, cuja inauguração deverá ocorrer no segundo semestre de 2021.

Este portfólio de ativos em exploração será agora reforçado com uma nova unidade no Porto, que é hoje o segundo principal destino turístico de cidade no país. O município do Porto registou um crescimento de 10,9% das dormidas, em 2019, que superaram os 4,5 milhões, sendo responsável por 6,5% das dormidas em todo o país. Este crescimento foi impulsionado tanto pelo mercado interno como externo, tendo as dormidas de hóspedes nacionais aumentado 1,7% e dos internacionais 13% no conjunto do ano.

Negócio de hotelaria cresce mais de 16%

O negócio de hotelaria da Sonae Capital registou um aumento de 16,4% do seu volume de negócios, em 2019, o qual atingiu os 27,7 milhões de euros. Este crescimento foi acompanhado por um crescimento da rentabilidade, tendo o EBITDA aumentado 56,1% para 6,7 milhões de euros.

Ao longo dos últimos trimestres, a unidade tem dedicado uma parte muito significativa do seu esforço à melhoria da rentabilidade das unidades em exploração. Deste modo, o EBIT ascendeu ao valor recorde de 1,7 milhões de euros, mais do que duplicando face ao valor de 0,6 milhões de euros gerado em 2018.

O investimento desta área de negócio ascendeu a 1,5 milhões de euros, sendo de destacar a aposta realizada na renovação do Porto Palácio Hotel e o início do projeto da Estação de Santa Apolónia, em Lisboa.

Smurfit Kappa

Smurfit Kappa aumenta 7% o seu EBITDA

viatura

35% dos portugueses pretendem comprar carro este ano