in

Metade dos utilizadores mundiais de comércio eletrónico irão comprar fora de fronteiras em 2020

Mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo farão compras online transfronteiriças em 2020, representando quase 30% de todas as transações Business-to-Consumer a nível global.

O comércio eletrónico transfronteiriço irá crescer 28% ao ano até alcançar o valor de um bilião de dólares em 2020, de acordo com um estudo feito pela Accenture e a AliResearch, a divisão de estudos de mercado do Grupo Alibaba.

Esta taxa é quase duas vezes mais que o crescimento do “e-commerce” como um todo, que aumentará 15% ao ano até atingir 3,4 biliões de dólares dentro de cinco anos. Muito do crescimento terá como origem os consumidores da região da Ásia-Pacífico, que representará 48% das compras transfronteiriças em 2020. Estes consumidores privilegiarão os sites de comércio eletrónico norte-americanos. Nesta região, uma boa parte das compras será originada na China, que terá mais de 200 milhões de compradores transfronteiriços em 2020, o valor mais elevado entre todos os países.

A Europa Ocidental e a América do Norte representarão, conjuntamente, mais de 30% das compras feitas em sites estrangeiros, mas será a América Latina a apresentar a taxa de crescimento mais elevada entre 2015 e 2020: cerca de 40% ao ano.

A pesquisa revela que os consumidores tendem a comprar em sites estrangeiros os produtos que não consigam encontrar ou que são muito caros nos seus países de origem. As categorias de produto atualmente mais populares são o vestuário, a eletrónica de consumo e os produtos de beleza. Os crescimentos futuros virão do alimentar e das viagens.

Publicidade a marcas da distribuição foi a mais recordada em maio

Casino renova hipermercados Géant