Mercadona
in

Mercadona perde quota de mercado em Espanha, pela primeira vez

Lidl é o grande beneficiado

Pela primeira vez na história da distribuição espanhola, os três principais “players” – Mercadona, Carrefour e DIA – perderam quota de mercado.

O grande beneficiado foi o Lidl, o único operador do top 6 que ganhou quota.

Os dados são do estudo “O estado da distribuição em Espanha”, feito pela Kantar e citado pela infoRETAIL. O estudo resume o período de janeiro a agosto de 2020.

Embora mantendo-se na primeira posição, com uma quota em valor de 24,8%, a Mercadona perdeu oito décimas face ao mesmo período de 2019, algo inédito. De acordo com a Kantar, a cadeia presidida por Juan Roig perdeu compradores durante o confinamento e vou reduzida a fidelidade acumulada. Embora os clientes perdidos já estejam a ser recuperados, está a partilhá-los com outras insígnias. Retém menos gasto em 86% das categorias, comparativamente ao ano anterior, um sinal de que “os clientes já não fazem todas as suas compras na Mercadona, visitando outras cadeias. Este é um fenómeno que beneficia o Lidl, o Aldi e os supermercados regionais”, indicou Florencio García, Iberia Retail & Petrol Sector Director da Kantar Worldpanel.

 

Reação

Não obstante, a consultora não acredita que a quota de mercado da Mercadona tenha atingido o seu teto máximo. Regiões como o País Basco, as Astúrias e a Galiza revelam ainda margem de crescimento. Nessa medida, a cadeia voltará a crescer, embora com subidas menos expressivas que nos anos anteriores.

Florencio García espera, assim, uma reação por parte da cadeia valenciana, sublinhando a sua capacidade de reinvenção constante. No seu entender, a Mercadona irá mostrar-se mais ativa no e-commerce e irá tentar recuperar a confiança do cliente para o atrair à loja. “Será uma reconquista do cliente, reinventar-se para voltar a convencê-lo”.

Garden Gourmet

Garden Gourmet lança nova receita

Continente Plug&Charge

Continente instala carregadores para veículos elétricos