in ,

Mercado europeu de FMCG cresce à taxa mais rápida em três anos

As vendas de Fast Moving Consumer Goods (FMCG) na Europa aumentaram 3,7% no segundo trimestre, o nível mais alto em três anos, de acordo com novos dados da Nielsen.

O crescimento refletiu um aumento de 2% nos preços pagos pelos compradores e um aumento de 1,7% no volume de itens comprados. Segundo Olivier Deschamps, vice-presidente sénior da Nielsen para serviços de retalho na Europa, este cenário resulta de quatro fatores “A melhoria das condições económicas, particularmente em França e em Espanha, a diminuição do desemprego em vários países, o aumento da confiança dos consumidores para o nível mais alto em anos, bem como a inflação a permanecer sob controlo.”

A Turquia apresentou o maior crescimento no segundo trimestre (14,2%), seguida da Eslováquia (9,3%) e da Áustria (6,7%). No outro extremo, a Suíça (-0,7%), a Dinamarca (+1,2%) e a Grécia (+1,9%) viram o menor crescimento.

Dos cinco principais mercados da Europa Ocidental (Itália, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha), a Itália registou o maior nível de crescimento (4%), seguida pela França (3,2%). A Alemanha foi a que menos cresceu neste grupo (+2,3%) e a que obteve o quinto menor crescimento entre os 21 países estudados.

Com o crescimento do PIB em toda a Europa projetado para se manter em torno de 1,75%, em 2017, e assumindo que não há grandes choques políticos ou económicos nos próximos seis meses, as perspetivas para o resto do ano  são de continuação da recuperação de vendas no sul da Europa e crescimento do volume na Europa do Norte“.

Supermercado alemão remove todos os produtos estrangeiros

Ardo adquire a VLM Foods