in

Lazer e cultura são produtos com maior intenção de compra online

Os produtos e serviços relacionados com compra de bilhetes, lazer e cultura serão os mais procurados pelos consumidores nacionais nas plataformas online nos próximos meses (35%). Seguem-se os bens de moda (33%) e as viagens/estadias (24%), de acordo com o inquérito Observador Cetelem Ecommerce 2019.

O Observador Cetelem Ecommerce 2019 questionou os portugueses se tencionam fazer compras online nos próximos 12 meses e 34% responderam afirmativamente, um crescimento de 6% face a 2018.

80% dos shoppers online tenciona vir a gastar o mesmo que no último ano, valor que rondou os 606 euros. 14% gastarão mais do que no último ano e apenas 7% preveem reduzir gastos.

Os produtos preferidos dos portugueses para adquirir online são os relacionados com lazer e cultura (35%), categoria que regista um ligeiro aumento relativamente ao ano passado (+3%). Numa análise mais detalhada, verifica-se que esta é a categoria mencionada em primeiro lugar entre os consumidores com 25 e 65 anos e a preferência na Grande Lisboa (45%), na região Norte (40%) e entre inquiridos do sexo masculino (45%).

Em segundo lugar encontram-se os artigos de moda, mencionados por 33% dos portugueses, menos oito pontos percentuais face a 2018. Este tipo de bens é o mais procurado pelos residentes no Grande Porto (47%), entre os 18 e 24 anos, mas também entre as inquiridos do sexo feminino (60%).

As compras relacionadas com viagens e estadias foram mencionadas por 24% dos consumidores, com destaque para norte do país (31%) e entre os inquiridos com idades entre os 25 e os 34 (30%).

No que respeita às plataformas utilizadas, a maioria dos shoppers afirma comprar em sites de marcas/lojas (79%). Já cerca de 60% dos inquiridos indica fazer as suas aquisições em marketplaces. Mas também as redes sociais aparecem como uma opção viável, pelo menos para os 13% dos portugueses, que revelam utilizar sobretudo o Facebook para este efeito.

Worten lança nova área de negócio na loja online

Nestlé lança snacks YES! em embalagens de papel reciclável