in

José Maria da Fonseca anuncia novidades na Colecção Privada Domingos Soares Franco

José Maria da Fonseca novidades

A José Maria da Fonseca acaba de anunciar um quarteto de novidades da Colecção Privada Domingos Soares Franco, duas estreias com as novas referências DSF Castelão 2015 e DSF Syrah 2021 e duas novas colheitas dos vinhos DSF Moscatel Roxo Rosé 2023 e DSF Verdelho 2023.

Esta gama de vinhos “reflete o carácter experimentalista do enólogo Domingos Soares Franco e traduz na perfeição a paixão, o espírito criativo e a dedicação que Domingos impõe nas suas criações, para uma experiência autêntica“.

Resultado do compromisso e da importância que a casta tem para a José Maria da Fonseca, um monovarietal 100% Castelão não poderia faltar nesta coleção. Com uma produção de seis mil litros, o Colecção Privada DSF Castelão 2015 é um tinto de tom vermelho carregado e laivos acastanhados. No nariz, é possível notar aromas a eucalipto e especiarias, assim como o seu lado mais elegante. Já no paladar, apresenta-se como um vinho rústico, com boa acidez e equilibrado. Os taninos estão presentes, mas suaves, sendo um vinho com potencial de guarda de 15 anos após o engarrafamento.

A contracenar com a casta tinta de eleição na região de Setúbal, o segundo lançamento é o Colecção Privada DSF Syrah 2021. De tom vermelho profundo, apresenta aromas a frutos pretos como mirtilo, bergamota, amora silvestre e especiarias. No paladar, mostra-se aveludado, equilibrado, frutado e com alguma pimenta preta. Possui uma boa acidez e taninos presentes, embora suaves. Com nove mil litros produzidos, é igualmente um vinho com longevidade.

 

Novas colheitas

No que toca às novas colheitas, o Colecção Privada DSF Moscatel Roxo Rosé 2023 é um vinho caracterizado pela frescura e pela singularidade, porque é produzido com recurso a uma casta nobre e muito rara. Com uma persistência aromática a rosas brancas e jasmim, este rosé apresenta uma cor petróleo muito claro e revela um paladar fresco e equilibrado. É um vinho para ser consumido enquanto jovem e ideal para acompanhar refeições ligeiras, pratos orientais ou simplesmente apreciado por si só.

Por último, o Colecção Privada DSF Verdelho 2023 é um monovarietal de cor amarelo limão com tons esverdeados e apresenta aromas de flor de laranjeira, lima, chá verde e lantana. Este branco apresenta um paladar muito fresco dado por uma acidez crocante muito presente e bem integrada com a fruta. O seu final de boca é médio e deve ser consumido enquanto jovem.

Em todas as colheitas da Colecção Privada tenho total liberdade e criatividade para decidir que vinhos vou fazer e como os vou fazer. Isso permite-me ir buscar várias ideias e inspirações resultando em criações de vinhos únicos e diferenciadores”, refere Domingos Soares Franco.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Revolut férias

Quase 4 em cada 10 portugueses planeia fazer férias em agosto

ViniPortugal

China recebe vinhos portugueses numa iniciativa organizada pela ViniPortugal