InPost Lockers
in

InPost alarga a sua oferta de entregas não domiciliárias em Portugal

Instala os seus primeiros Lockers

A InPost já tem instalados em Portugal os seus primeiros Lockers, cacifos inteligentes para a recolha de encomendas online, localizados em locais públicos e em lojas, operacionais 24 horas por dia, para que os utilizadores possam decidir quando levantar as suas compras.

Os cacifos da InPost são totalmente seguros para o utilizador, uma vez que este será o único a poder aceder ao seu conteúdo, graças a um código PIN que receberá quando for recolher a sua encomenda.

O cliente poderá escolher em que cacifo deseja receber a sua encomenda, pelo que a empresa está a preparar um plano de implantação de Lockers em toda a Península Ibérica, que se juntarão aos mais de 21 mil que já possui em toda a Europa.

Este anúncio surge no seguimento da abertura do Ponto Pack 2.000 em Portugal, no final de outubro de 2023, o que representa um crescimento da rede de 100% face aos mil pontos de recolha da rede registados em março do ano passado.

 

Entregas sustentáveis e sem falhas

Os cacifos inteligentes coexistirão com a rede de Ponto Pack, localizados sobretudo em lojas de comércio local em todo o território português, que oferecem a possibilidade de recolher encomendas online e depois entregá-las aos consumidores que tenham selecionado estes locais como ponto de entrega.

O objetivo da InPost é criar uma rede híbrida de entregas não domiciliárias, combinando Ponto Pack e cacifos. Um algoritmo determina os melhores locais da cidade para instalar os Lockers.

Nicola D’Elia, CEO da InPost para Portugal, Espanha e Itália, sublinha as vantagens da utilização destes cacifos como ponto de entrega das encomendas online. “Para começar, oferecem uma maior liberdade ao utilizador, uma vez que este não tem de estar em casa no momento da entrega, cuja hora é quase sempre desconhecida. Além disso, estão operacionais 24 horas por dia, sete dias por semana e o cliente poderá escolher o Locker mais próximo da zona para onde se vai deslocar, seja por motivos de trabalho ou lazer, ou mesmo porque vive perto. Assim, reduz a zero as entregas perdidas – uma poupança de tempo, mas também uma poupança para o ambiente, dadas as reduções de emissões poluentes”.

Os Lockers tornam as entregas mais eficientes. A InPost explica que, num turno de oito horas, um típico motorista de entregas ao domicílio pode fazer entre 80 e 100 paragens e, por conseguinte, entregar entre 80 e 100 encomendas. Já um motorista da InPost com apenas cinco a 10 paragens pode entregar entre 800 e mil encomendas.

Isto significa que, graças ao seu modelo de negócio, a InPost consegue entregar mais encomendas, ajudando a reduzir o tráfego nas cidades, o que se traduz numa diminuição considerável das emissões de CO2.

 

Mais um ano de resultados recorde

A InPost, mais uma vez, concluiu com sucesso a época alta, processando um total de 268,4 milhões de encomendas no quarto trimestre, o que representa um aumento de 21% em relação ao ano anterior.

O crescimento do volume foi impulsionado pelo forte desempenho nos mercados internacionais da InPost. Os volumes de encomendas internacionais, que representam 35% do total de volumes do grupo, atingiram 93 milhões no quarto trimestre de 2023 (mais 28% YoY), impulsionados principalmente pelo mercado do Reino Unido, muito forte, com 17,2 milhões de encomendas entregues (mais 169% YoY e mais 29% QoQ) e também por um crescimento encorajador contínuo da Mondial Relay, que atingiu 70,6 milhões de encomendas (mais 9% YoY, com os volumes B2C a crescerem 30% YoY).

No dia de maior movimento do quarto trimestre, o Grupo InPost serviu 11 milhões de encomendas e, na Polónia, a InPost foi a única empresa que garantiu entregas antes de 24 de dezembro.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

compras supermercados

Compras de supermercado são mais caras na Grande Lisboa

Lush perfume

Spray condicionador da Lush transformou-se num perfume