in ,

Indústria agroalimentar ganha duas tecnologias inovadoras

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica – Porto premiou dois projetos inovadores na área agroalimentar, no contexto da primeira edição do concurso Biotech_agrifood Innovation.

Miguel Ramos e Norton Komora, ambos investigadores na ESB, foram os vencedores dos prémios +Potencial e +Inovação, respetivamente, destacando-se do grupo de sete equipas admitidas ao programa “Ideias para Projetos de Negócio”, cujo objetivo era contribuir para a valorização de resultados de investigação no sector agroalimentar.

Miguel Ramos apresentou o projeto “MycoBranches”, uma tecnologia de produção de biomateriais que consiste na agregação de subprodutos das indústrias agroalimentares, através da ação de fungos. O resultado é um novo conceito de palete, mais amiga do ambiente, com elevada resistência à humidade e ao fogo e sem incremento de custo. Os painéis leves propostos pelo “MycoBranches” têm, no entanto, outras aplicações, que vão de embalagens a revestimentos.

Já Norton Komora revelou a “Bio-Cold Pasteurization”, uma tecnologia de conservação de alimentos sem recurso a tratamento térmico, que preserva a microbiota natural e as propriedades bioquímicas e organoléticas dos alimentos, representando uma opção de processamento mais sustentável. O objetivo é a produção de alimentos mais frescos e saudáveis, que sejam benignos, tanto para a saúde como para o ambiente, respondendo às novas tendências biológicas dos consumidores a nível mundial.

Refira-se que a segunda edição do concurso Biotech_agrifood Innovation decorre de outubro de 2017 a janeiro de 2018 e a submissão de ideias termina no dia 25 de setembro. Mais informações em http://www.esb.ucp.pt/biotech.

JD aposta em espaços de experiência offline

Sovibor lança “Fazer as Onze DOC Borba Premium”