in

IKEA remove pilhas alcalinas não recarregáveis da gama até 2021

Pilhas

Até outubro de 2021, a IKEA vai eliminar todas as pilhas alcalinas não recarregáveis da gama global de mobiliário doméstico.

Em média, segundo a Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, cada pilha demora entre 500 a mil anos a decompor-se se não for encaminhada para reciclagem. Ciente de que esta é uma realidade preocupante, com esta decisão, a IKEA deseja inspirar os consumidores que usam pilhas frequentemente a trocá-las por uma opção recarregável. O uso regular de pilhas recarregáveis permite, a longo prazo, que os consumidores poupem dinheiro e reduzam o desperdício em casa.

Ana Barbosa, responsável de Sustentabilidade da IKEA Portuga,l explica que “a decisão de eliminar as pilhas alcalinas da gama da IKEA está em linha com a nossa missão de contribuir para um melhor futuro do planeta. Sabemos que há muitas pessoas que utilizam pilhas em vários aparelhos domésticos e todos podemos beneficiar se a utilização de pilhas recarregáveis for a nova realidade. Esperamos que, com as nossas soluções, a maioria das pessoas se sinta inspirada em adotar novos comportamentos, prolongando a vida dos produtos e reduzindo o desperdício”.

 

Gama recarregável

No ano fiscal de 2019, a IKEA vendeu cerca de 300 milhões de pilhas alcalinas em todo o mundo. Os cálculos realizados estimam que, se todos os clientes da IKEA trocassem as pilhas alcalinas ALKALISK por pilhas recarregáveis LADDA, as utilizassem para dispositivos de alto consumo e as recarregassem 50 vezes, a redução global de resíduos seria de até cinco mil toneladas por ano. Como uma pilha LADDA pode ser carregada até 500 vezes, existe a possibilidade de reduzir ainda mais o desperdício.

Mesmo após 10 carregamentos de uma pilha recarregável NiHM, como as da gama LADDA vendida nas lojas IKEA, as emissões de gases de efeito estufa são inferiores em comparação com o uso de pilhas alcalinas para obter a mesma quantidade de energia. Quando são atingidos os 50 carregamentos, o impacto ambiental geral das pilhas NiMH é igual, ou pode mesmo continuar a ser inferior, ao causado pela utilização das pilhas alcalinas.

Vários estudos da Life Cycle Assessment mostram que o impacto ambiental das pilhas alcalinas é superior em comparação com as pilhas recarregáveis de hidreto metálico de níquel (NiMH), quando utilizadas em dispositivos domésticos com um alto consumo de energético, que são carregados regularmente, como brinquedos, lanternas, ou câmaras.

Vernel Fresh Control

Novo Vernel Fresh Control oferece proteção contra os maus odores e sensação prolongada de frescura

NACEX

NACEX reforça presença no Seixal com um novo centro de distribuição